PALMEIRA E CEDRO: FIGURAS DO JUSTO –
“Os justos florescerão como a palmeira, crescerão altaneiros como o cedro do Líbano; plantados na casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice, cheios de seiva e viço produzirão muitos frutos”.
(Salmo 92, vs. 12 a 14 – Versão King James)
O salmista se utiliza de belas comparações no uso da linguagem do Salmo 92. Dizer que o justo florescerá como a palmeira e crescerá como o cedro do Líbano nos dá a real definição quanto ao modo de Deus operar na vida do ser humano através do Seu Santo Espírito. Estudando essas duas árvores, vamos perceber o quanto elas são especiais, não só pela beleza, mas também pela força, resistência e capacidade de sobrevivência no meio da escassez. Essas árvores não são tratadas nem podadas pelo homem. A palmeira e o cedro são “árvores de Deus”. É por meio do cuidado dEle que elas florescem. Estas árvores estão sempre verdes e são bonitas em todas as épocas do ano.
A palmeira é uma das árvores mais importantes do Oriente e seu fruto é o alimento diário de milhões de pessoas. Nasce no deserto e cresce verticalmente e não depende da água de chuva para florescer e frutificar. É uma das árvores mais resistente ao solo seco, ao terreno árido, que suporta as fortes rajadas de vento tão frequentes no deserto, as intempéries da seca e do calor escaldante sem perder o verdor e sem deixar de dar os seus frutos. Ela curva-se de um lado para o outro, para a frente e para trás! E depois de tudo isto… aquele vendaval passa e a palmeira ainda está lá firme sem ser abalada ou caída no chão. Tudo na palmeira é útil.
* A palmeira enfrenta a dureza de climas tórridos, mas produz frutos doces.
* A palmeira traz o senso de direção para os que caminham sem rumo no deserto.
* Onde tem uma palmeira ali existe uma fonte.
Assim é a vida do justo, ele floresce onde está plantado. Ele triunfa mesmo que tudo e todos estejam secando ao seu redor. Ele produz doces frutos e a sua vida é instrumento de bênção para muitos. Ele é como a palmeira.
A palmeira é responsável pelos oásis nos desertos.
O justo floresce à semelhança de uma palmeira e cresce como os cedros do Líbano.
Josoniel Fonsêca – Advogado, professor e membro da Academia de Letras Jurídicas do rio Grande do Norte (ALEJURN), [email protected]