O mundo anda cada vez mais complicado e esquisito. Para onde você se vira, só vê problemas. Que se proliferam em proporções geométricas, desafiando a sensatez, que parece ter tirado férias do planeta.
São confusões de toda espécie e para todos os gostos. Em todos os continentes as noticias que inundam os noticiários da imprensa dão conta dessa lamentável verdade. A Terra parece estar de cabeça pra baixo.
Na Ucrania mesmo com um cessar-fogo de 12 dias entre Governo e os separatistas apoiados pelos russos, as forças do governo estão em alerta máximo. Lá ninguém confia nessa trégua com os russos.
Terroristas do grupo Estado Islâmico ameaçam os Estados Unidos de retaliações, caso haja envio de soldados para o Iraque. Inclusive, divulgaram um vídeo mostrando terríveis cenas de destruição.
Já na França os judeus que ali moram estão sofrendo com uma nova onda de anti semitismo. Os atentados a estabelecimentos estão aumentando tanto, que muitos deles já começaram a deixar o país.
No Vaticano, o Papa Francisco também começou a se preocupar com a sua segurança. Porque alguns grupos terroristas já confirmaram a possibilidade de haver um atentando contra a vida de Sua Santidade.
Enquanto isso, na Africa Ocidental o Ebola se prolifera gerando muita apreensão e temor. Mas as ações dos países mais ricos ainda continuam bastante tímidas. Inclusive as da própria ONU.
Já na Escócia um plebiscito decide se o país permanece ou não ligado ao Reino Unido. Aí, eu fico matutando e me indago se eles, diante de tantas tragédias, não teriam algo mais sério para se preocupar.
Pensando nessas coisas, só me veio à mente o refrão de uma velha musica que eu ouvi na juventude: Pare o mundo que eu quero descer!
Nelson Freire – Economista, Jornalista e Bacharel em Direito – [email protected]