A prefeitura de Parnamirim, terceira maior cidade do Rio Grande do Norte, flexibilizou o funcionamento do comércio com um plano de retomada gradativa das atividades econômicas. A medida, que já está em vigor, foi aprovada pelo Comitê Gestor de Saúde Municipal e publicada em Diário Oficial nesse sábado (23).
O texto estabelece que as atividades liberadas para o funcionamento deverão operar no horário das 8h às 16h. A prefeitura recomenda também a distância mínima de 1,5 metro entre clientes com a sinalização de marcadores no chão, além de limitar o acesso aos estabelecimentos a uma pessoa por vez.
Veja a lista estabelecimentos que estão autorizados a funcionar:
- Açougues;
- Distribuidoras e lojas de produtos naturais;
- Lotéricas;
- Clínicas em geral;
- Petshops;
- Lojas agrícolas;
- Borracharias e lava-jatos;
- Indústrias;
- Lojas de materiais de construção;
- Oficinas mecânicas;
- Escritórios de contabilidade e advocacia
- Cartórios;
- Óticas;
- Estabelecimentos de informática;
- Livrarias e armarinhos;
- Lavanderias;
- Concessionárias e vistorias veiculares;
- Lojas de eletrodomésticos e móveis;
- Lojas de vestuário e calçados.
Ainda segundo o decreto, supermercados, serviços funerários (com exceção de velórios), postos de combustíveis, hospedarias, panificadoras e farmácias podem retornar em seu horário normal de funcionamento.
“Essas medidas anunciadas são fundamentais para evitar aglomerações. E, os comerciantes deverão disponibilizar álcool em gel 70% e/ou produtos similares de esterilização para utilização pelos consumidores; luvas e máscaras são obrigatórias – válido para funcionários e clientes; priorizar o atendimento especial e diferenciado aos idosos, gestantes, cardiopatas e portadores de demais doenças que sejam considerados do grupo de risco”, afirmou a Prefeitura de Parnamirim em nota.
Ainda segundo o município, bares e restaurantes devem continuar o atendimento por delivery. Já as atividades religiosas deverão ser feitas virtualmente. A prefeitura disse ainda que serão feitas fiscalizações regulares para assegurar o cumprimento do decreto e que os estabelecimentos poderão ser interditados, caso não adote as medidas sanitárias de funcionamento.
Parnamirim, que fica na Região Metropolitana de Natal, é uma das cidades mais afetadas pela Covid-19 no estado. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), até sexta-feira (22), a cidade registra oito mortes causadas pelo novo coronavírus, 340 casos confirmados e 1.124 suspeitas.
Fonte: G1RN