A reabertura do Parque das Dunas, em Natal, está prevista para o esta quarta-feira (2), segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), que administra o local. O espaço deve passar por uma desinfecção no dia 1º de setembro. o Parque das Dunas está fechado desde março por causa da pandemia do coronavírus.
De acordo com o Idema, o retorno das atividades acontecerá de maneira gradual, por meio de três fases.
O parque recebe anualmente cerca de 150 mil pessoas e mantém o cadastro de cerca de 10 mil frequentadores que usam o local para a prática de exercício físico. Entre as principais medidas estabelecidas para a reabertura do Bosque, estão que o controle de acesso será feito através de fichas numeradas; distanciamento social de 1,5m durante a circulação no espaço; interdição de bebedouros; sinalização para orientar os visitantes; uso obrigatório de máscaras, entre outros.
A nutricionista Ana Nunes está ansiosa pela reabertura. Ela caminha em frente ao Parque todos os dias e mudou o horário do exercício para evitar aglomeração. “Na minha opinião, eu acho que já dá pra reabrir. A maioria das pessoas que está aqui fora (na Av. Alexandrino de Alencar) caminha lá dentro (no Parque das Dunas), então, não justifica a gente estar correndo risco de acidente por causa dos carros”, afirma a nutricionista.
O trânsito no local é um dos problemas apontados pelas pessoas que utilizam o percurso em frente ao Parque. “É uma questão de segurança. O Parque tem um clima mais agradável e nos dá mais segurança. Aqui fora, a gente divide espaço com os veículos”, reforça Valmir Oliveira, aposentado e frequentador do Parque das Dunas.
O diretor geral do Idema, Leon Aguiar, afirma que as diretrizes para a reabertura foram norteadas na tentativa de evitar/minimizar a disseminação da doença e que a utilização do Parque carecerá de cautela nesse momento.
“Assim como os demais Parques e espaços públicos, não será permitida aglomeração, e para isso, inicialmente a reabertura será exclusiva para coopista com carteira atualizada, respeitando o distanciamento de 4m durante a prática da atividade física. Após essa primeira fase, prevista para acontecer durante 15 dias, entraremos na segunda etapa do retorno gradual. Esperamos que a população cumpra as diretrizes para sua própria segurança e também das equipes que trabalham no local”, disse o diretor.
Confira o cronograma de reabertura
Fase 1
- Dias da semana: segunda a domingo
- Horário: 8h às 17h
- Espaços liberados: Pista de cooper (900m), Setor administrativo e Auditório
- Número máximo de pessoas: 225 pessoas por vez
Fase 2
- Dias da semana: segunda (exclusivo coopista/manutenção). Terça a domingo
- Horário: 8 às 17h
- Espaços liberados: Pista de cooper, setor administrativo, Área de piquenique, Brinquedos, quadra, Trilhas interpretativas
- Quantidade de pessoas: segunda-feira: 225 coopistas por vez; Terça a sexta: 225 coopistas por vez + 300 visitantes/dia. Sábado e domingo: 225 coopistas + 500 visitantes/dia (50% do percentual normal)
Fase 3
- Dias da semana: segunda (exclusivo coopista/manutenção). Terça a domingo
- Horário: 8 às 17h
- Espaços liberados: Pista de cooper, setor administrativo, Área de piquenique, Brinquedos, Quadra, Trilhas Interpretativas, Salas de Exposição
- Quantidade de pessoas: segunda-feira: 225 coopistas por vez; Terça a sexta: 225 coopistas por vez + 300 visitantes/dia. Sábado e domingo: 225 coopistas + 500 visitantes/dia.
Fonte: G1RN