O Rio Grande do Norte está perto de ganhar seu primeiro Parque Tecnológico. O Diário Oficial do Estado publicou aviso de Manifestação de Interesse para contratação de uma empresa que ficará responsável pela elaboração do estudo de viabilidade técnica e do plano de negócios do projeto. Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Rogério Marinho, o Parque irá “consolidar a atração e criação de novas empresas, universidades e instituições de pesquisa, favorecendo um ambiente propício para o desenvolvimento da tecnologia no RN”.
Desde que assumiu o comando da Sedec, Rogério colocou o projeto do Parque Tecnológico entre as prioridades. A ideia é que o local também sirva para impulsionar ainda mais o Metrópole Digital, criado pelo atual secretário quando esteve no exercício do mandato de deputado federal, e hoje consolidado na UFRN.
O projeto do Parque será financiado pelo Banco Mundial, por meio do programa RN Sustentável. O objetivo é estimular o dinamismo socioeconômico, integrado às intervenções estratégicas de planejamento governamental e aliados ao contexto de inclusão social e econômica. A Sedec também está articulando junto a UFRN a doação de um terreno, na área onde atualmente encontra-se instalada a Escola de Jundiaí, para instalação do Parque Tecnológico.