Uma parte da falésia na praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, desabou na manhã desta terça-feira (26). De acordo com a Defesa Civil da cidade, não havia pessoas próximas do local e ninguém ficou ferido no incidente.
O órgão informou também que uma equipe foi enviada na tarde desta terça para realizar uma vistoria no local. Banhistas que estavam na praia foram orientados sobre os riscos das falésias e a necessidade de manter distância.
De acordo com a Defesa Civil de Nísia Floresta, desde o ano passado telas de proteção para evitar aproximação das pessoas e placas que alertam sobre os perigos das falésias foram instaladas na praia de Tabatinga.
Um relatório elaborado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e divulgado em fevereiro de 2022, apontou situação de risco em pelo menos quatro áreas de falésias entre os municípios de Tibau do Sul e Nísia Floresta, no litoral Sul potiguar.
A situação que mais preocupou os pesquisadores foi o risco de desmoronamento na rodovia estadual RN-063, que fica na borda de uma falésia em Tabatinga. A rodovia está 7 metros distante da borda da falésia.
A elaboração da pesquisa em todo o litoral sul aconteceu após a queda de uma falésia na Praia de Pipa, em Tibau do Sul, que matou um casal e um bebê de 7 meses, além do cachorro da família, em novembro de 2020.
Em dezembro de 2022, uma parte de uma falésia também desmoronou na praia de Cotovelo, em Parnamirim.
Falésias são um tipo de acidente geográfico formado por uma encosta vertical, que geralmente termina no mar e se encontra sob a ação erosiva causada pela água. Falésias de grande dimensão costumam ser chamadas de penhasco.
Fonte: G1RN