Pesquisadores da rede pública de saúde do Distrito Federal estudam evolução do coronavírus, causador da Covid-19, em pacientes.

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participou de uma reunião com a OMS. E, ao apresentar um balanço da atuação do governo na pandemia, não fez nenhuma menção aos mais de 105 mil mortos pela Covid.

Eduardo Pazuello preferiu destacar quantos brasileiros se recuperaram da Covid. Na declaração para a Organização Mundial da Saúde, o ministro interino falou das compras de medicamentos, aumento do número de leitos de UTI, disse que o sistema público de saúde está preparado e que as ações do governo para combater a pandemia estão corretas.

“Equipamos nosso sistema de saúde para responder à altura a essa pandemia, assegurando atenção médica e tratamento adequados a todos os que precisam. Estamos entre os líderes mundiais em pacientes recuperados, o que evidencia o acerto das ações do governo brasileiro em resposta à pandemia”, disse.

Mas, segundo o presidente do Conselho Nacional de Saúde, a explicação para o número alto de recuperados é porque o Brasil apresenta também um número elevado o de infectados. E ainda lembrou que existe subnotificação.

“Se nós tivéssemos um plano nacional de enfrentamento à Covid, tratado entre todas as esferas de gestão e também com participação do controle social, certamente milhares dessas vidas teriam sido salvas”, afirmou Fernando Pigatto.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *