1- A mesma água fervente que amolece a batata também torna o ovo duro. Não são as circunstâncias que, necessariamente, mudam as pessoas, mas sim o que há dentro delas.

Mas se a maior parte de nossa classe política é composta por pedras, o que se há de fazer?

2- Quando Trump decidiu remover a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém recebeu muitas críticas. Na verdade, ele decidiu implementar uma decisão já tomada pelo Congresso norte-americano. Clinton e Obama não tiveram a coragem política de cumprir a decisão tomada pelo Parlamento.

Na época, Trump foi chamado de “piromaníaco”, “doido” e por aí vai. A transferência da embaixada gerou pequenos distúrbios que se evaporaram logo em seguida.

Agora, Trump anuncia que os Emirados Árabes Unidos (EAU) celebrará um acordo de paz com Israel. Esta iniciativa deve ser seguida por outros países árabes moderados e de maioria sunita. EUA, Israel e EAU possuem um inimigo em comum: o Irã.

Trump ousou em relação aos outros presidentes norte-americanos e está colhendo os frutos de sua coragem política. Como lembra Walter Lippman, “quando todos pensam igual não há ninguém pensando”.

3- A mesma água fervente que amolece a batata também torna o ovo duro. Não são as circunstâncias que, necessariamente, mudam as pessoas, mas sim o que há dentro delas.

Mas se a maior parte de nossa classe política é composta por pedras, o que se há de fazer?

 

Jorge Zaverucha – Mestre em Ciência Politica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago e Professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da UFPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *