1- Um feito louvável do governo Trump não foi bem explorado em sua campanha. Desde Reagan ele foi o primeiro presidente norte-americano a não se envolver em uma guerra externa. Por muito menos, Obama recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
2- Ao demitir o Secretário de Defesa Mark Esper, Trump esticou ao máximo o “jogo constitucional duro”. Esper teve a coragem de se opor a Trump quando ele quis convocar os militares federais para defendê-lo de uma manifestação em Washington. O que seria uma desastre para a democracia norte-americana. Nem Esper nem o comandante militar referendaram o pedido de Trump.
O que Trump almeja conseguir com a demissão repentina de Esper? Trazer as Forças Armadas para a disputa política? Se for isto não conseguirá. Ou é mais um jogo de cena de sua despedida presidencial que está se tornando melancólica.
Jorge Zaverucha – Mestre em Ciência Politica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago; Professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da UFPE; Consultor da Empower, Consultoria em Análise Estratégica e Risco Político.