1- Perguntar não ofende. A CPI da Pandemia funciona melhor aberta ou fechada?

2- Catimba eleitoral

Legalmente, um juiz não pode renunciar ao seu cargo no JNE (Juri Nacional Eleitoral) enquanto não finalizar o atual processo eleitoral no Peru. Por isso, o juiz Luis Arce utilizou a palavra “declinar” para não continuar seu trabalho. Com isto, não há quórum para declarar o vencedor das eleições no Peru. Arce acha que houve fraude na votação. Como o Judiciário enfrentará esta catimba institucional?

3- Leio uma profusão de acadêmicos e jornalistas escrevendo que a democracia brasileira está em risco. Como pode estar em risco se não há democracia no Brasil? Com boa vontade uma semidemocracia.
Bolsonaro tem, claramente, um discurso autoritário. Contudo, quem já rasgou a Constituição por mais de uma vez não foi ele, e sim o STF. Curioso que as mesmas vozes que alertam para o risco da democracia sucumbir são silentes ante uma corte que viola preceitos básicos constitucionais.

 

 

 

 

 

 

 

Jorge Zaverucha – Doutor em ciência política pela Universidade de Chicago (EUA), é professor titular do departamento de ciência política da Universidade Federal de Pernambuco

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *