Leio várias pessoas tentando comparar o governo Bolsonaro com os de Chávez e Maduro. Por conta da grande presença de militares no aparelho de estado.

Há um divisor abissal entre as realidades brasileira e venezuelana. No país vizinho as FFAA como instituição foram “compradas” pela corrupção governamental. Esta é uma das maiores razões pela qual o governo Maduro não cai. Há toda uma rede de proteção podre castrense ao seu redor.

No Brasil, não qualquer sinal neste sentido. Um favorecimento pontual aqui e ali. Mas nada que contemple a instituição como um todo. A luta pela honestidade no trato público continua sendo um valor institucional das FFAA brasileiras. Além do mais, não há sinal de que Bolsonaro queira trilhar o caminho corrupto dos bolivarianos. Não apenas não quer, como não pode.

 

 

 

Jorge Zaverucha – Mestre em Ciência Politica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago e Professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da UFPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *