O Barcelona FC notabilizou -se pelo estilo tica-taka. É um sistema de jogo no futebol caracterizado por amplo domínio da posse de bola, pelos constantes toques laterais e pelo repúdio ao chutão e com a bola trabalhada por várias áreas do campo, sempre se mantendo a posse de bola visando o gol do adversário. Nada impedia, todavia, do zagueiro dar chutões quando sua equipe tivesse sendo acossada.

Dias Toffoli passou um tempinho treinando nas hostes catalãs. E trouxe seus conhecimentos para o STF. Respaldado pelo Corte Magna a Polícia Federal já fechara acordos de delação com Palocci, Duda Mendonça e o empreiteiro José Antunes Sobrinho que foram homologadas pelo Supremo. Não se fez necessário a licença da PGR. Estilo de jogo tica-taka que parecia vencedor.

Mas, ei que chega a delação de Sergio Cabral contra dois ministros do STJ. E aí Toffoli abandonou o elegante estilo de jogo, e chutou para alguma gaveta tais denúncias. Alegou depender da licença do Procurador-Geral da República. Que, por sua vez, não quis levar o caso adiante. E os tolos espectadores tiveram que se contentar com um jogo de várzea.

 

 

Jorge Zaverucha – Mestre em Ciência Politica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago e Professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da UFPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *