Venho argumentado que uma das razões que nos levaram a atual crise política é a baixa qualidade, na média, de nossa elite politica.
Sexta feira (14/8/20) tivemos um exemplo disto. O Instituto de Garantias Penais promoveu o debate ‘Memórias de uma Constituinte! O Brasil Precisa de uma Nova?”. Dentre os escalados para o webseminar estavam FHC, Nelson Jobim e Gilmar Mendes.
Jobim foi aquele que “contrabandeou” dois artigos constitucionais entre a sala de redação e a gráfica do Senado. Isto é crime além de profundo desrespeito tanto a seus colegas constituintes como ao povo brasileiro. Caso o Brasil fosse um país sério, Jobim seria banido da vida pública.
Contudo, FHC, que trabalhou como o mesmo, na confecção da Constituição, o convidou para ser seu Ministro da Justiça. E depois o indicou para Ministro do STF. Instituição encarregada em defender a Constituição Brasileira!
E por fim, Gilmar Mendes que dispensa apresentações.
Jorge Zaverucha – Doutor em ciência política pela Universidade de Chicago (EUA), é professor titular do departamento de ciência política da Universidade Federal de Pernambuco.