Carlos Alberto Josuá Costa
“Somos o bom perfume de Cristo” (2 Coríntios 2:15)
Não foi difícil perceber que Reynaldo Eloi e Gerusa Soares estavam vagando pelo ‘Paseo Huerfanos’, em Santiago, Chile, em busca de uma perfumaria O sorriso de ambos enlargueceu quando ali diante deles estava o “tesouro” perfumado.
“Chega Cléa, vamos entrar aqui!”.
Nunca vi tanto perfume com desejo de ser “provado”.
Um indeciso sem saber qual deles comprar, só retornaria para casa dois ou três dias após e ainda para decidir depois.
Mas Reynaldo foi direto ao assunto: “Quero um POLO”. Sem consideração aos apelos do “prove-me”, pagaram e saíram radiantes. Aqui comigo, acho que aquela fragrância esconde um mistério que só eles conhecem.
Ah! Ainda hoje guardo na prateleira dos sentidos o aroma do perfume que aguçou meu olfato em direção ao amor, ao desejo e ao corpo de minha amada.
Por muito tempo guardei o frasco, pois para mim ele era único, e como tal, extrai dele até o último suspiro.
Se era francês?! Não precisava ser. Era Blue Lotus. Bastava a pele sedosa em que deslizava suas notas de paixão para transformar tudo a minha volta.
O poder do cheiro provocado pela combinação ‘fragrância – pele’ se parece com um botão de rosa desabrochando, embalado pela suavidade do vento ao final da tarde: é o perfume de sua presença.
Para entender essa relação consultei especialistas no usar, no seduzir, e no espalhar seu doce charme: Sheila Cardoso, Cris das Neves, Swamy Marques, Giu Andrade, Monna Ramalho, Lilli Costa, Gerusa Silva, Cláudia Bandeira e Socorro Praxedes, atenderam ao chamado.
Um turbilhão de respostas eclodiu de maneira tal, tornando ricas as diferenciações de sentimentos e sentidos entre elas.
Como escolhe seu perfume? O perfume que usa traz lembranças? Se sente desamparada sem usar perfume? Como reage ao sentir seu perfume em outra pessoa? Como deve ser o perfume de seu amado? Qual o ritual para colocar o perfume? Seu namorado, marido, amante, sabe identificar o perfume que está usando? O perfume tem algo de misterioso para você? Qual o seu perfume predileto? Guarda frascos vazios?
Está curioso para saber o que elas disseram? E você está “doidinha” para se comparar?
Escolhem pelo cheiro, pelo frasco ou quando sentem em alguém e gosta: “Se não tiver enxaqueca, uso”, “Se gosto pergunto o nome na cara de pau”. “Tava em viagem e num tour pelas destilarias de uísque, senti o perfume da vendedora e arrisquei a pergunta: qual o nome? Ela me trouxe o frasco e eu, claro, bati a foto”.
Se sentem tristes quando o perfume está no fizinho: “Fico usando bem pouquinho”, “Antes de acabar já compro outro”, “Fico torcendo para não se acabar”.
Trazem boas lembranças: “O cheiro me remete a momentos vividos, pessoas e lugares”, “Tenho um que não me sai do pensamento”, “Aí, meu Deus”, “Foi demais”.
Reagem ao sentir seu perfume em outra pessoa: “Gosto de ser única, ser o meu próprio perfume”, “Não gosto de sentir meu perfume em várias pessoas”, “Quando sinto em alguém, penso: tem bom gosto!”, “Digo: hum! Tá de Hypnose”.
Sentem-se desamparadas sem perfumes: “Sinto que falta algo sem o perfume”, “Isso não pode acontecer”, “Nossa, já voltei correndo do meio do caminho para passar o perfume”, “Tenho perfume no carro, na bolsa, no trabalho, justamente para não correr esse risco”, “Tenho sempre uma miniatura para passar nesses momentos”,
Eles não identificam: “Sempre é uma incógnita para ele”, “Ele sempre pergunta, mas eu nunca respondo”, “Mesmo que eu mude, ele sempre diz que é o mesmo”. Uma resposta foi afirmativa: “O maridão sempre sabe o que estou usando”.
Definem o perfume do amado: “Forte, alta fixação, que não saia no outro dia”, “Suave e duradouro”, “Tem que ter cheiro de homem. Nada de perfume sem cheiro forte”, “Refrescante”, “Que eu possa senti-lo me seguindo”, “Amadeirado, suave, nunca doce nem em excesso”, “Adoro quando meu marido passa perfume (eu tenho que lembrá-lo)”.
Costumam colocar: “Nas áreas quentes do corpo: orelhas, pescoço, atrás dos joelhos e punhos”, “Em todo o corpo”, “Sempre coloco umas gotinhas entre os seios”.
Sobre ser misterioso: “Sempre”, “Tem muito mistério, por isso que traz recordações”. “Perfume são muito marcantes, nos levam a recordar pessoas e momentos de forma instantânea”.
Os prediletos: “Tommy Girl, Very Irréssistible”, “J’Adore Dior, Hypnôse Lancôme”, “Sisley”, “Chanel”, “Lavanda Tathy”, “212 Sexy, Lily”, “ Estée Lauder Pleasures Bloom” , “Her Golden Secret”, “Cinéma”.
Frascos vazios: “Nunca guardei”, “Já guardei com pena, depois de um tempo joguei fora”, “Vou descartando. Afinal novas histórias novos aromas”.
Todas deixaram transcender o perfume agradável em compartilhar suas opiniões e se unificaram em fraternidade, em ternura, em bondade, em amizade, em coragem, em reconhecimento, em compreensão, em entusiasmo pela vida.
Quando alguém passar por nós devemos exalar o melhor dos perfumes através de nossas palavras, gestos e atitudes.
Não sejamos frascos eternamente fechados que perdem sua fragrância. Antes jorremos fragrâncias de amor com todos aqueles que esperam o melhor de nós.
Pessoas são perfumes como você.
Carlos Alberto Josuá Costa – Engenheiro Civil e Consultor ([email protected])