Testes serão feitos com amostras de sangue colhidas do dedo do paciente — Foto: Silvia Izquierdo/AP
Testes serão feitos com amostras de sangue colhidas do dedo do paciente — Foto: Silvia Izquierdo/AP

Pesquisadores do Ibope Inteligência vão realizar a segunda etapa de uma pesquisa sorológica sobre o novo coronavírus nesta quinta-feira (4), sexta-feira (5) e sábado (7) em três cidades do Rio Grande do Norte. Eles vão visitar residências em Natal, Caicó e Mossoró.

O estudo, denominado “Evolução da Prevalência de Infecção por COVID-19”, acontece em todo o Brasil e é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A pesquisa nacional tem o apoio do Ministério da Saúde e visa ajudar a conhecer os níveis de propagação da doença no país durante essa pandemia.

As casas que serão visitadas nas cidades serão escolhidas por sorteio. Os pesquisadores vão promover um questionário para os moradores responderem. Um dos moradores da casa também será escolhido por sorteio para se submeter ao teste rápido: será retirada uma amostra de sangue para saber se ele está ou já foi infectado pelo novo coronavírus.

Os pesquisadores estarão devidamente identificados e paramentados para garantir a segurança de todos os envolvidos. A primeira etapa no RN aconteceu em maio e passou também por essas três cidades.

De acordo com o Ministério da Saúde, que é quem financia os trabalhos, a intenção dessa coleta de dados é conhecer o nível de propagação e o comportamento da Covid-19 no Brasil e auxiliar na criação de políticas públicas.

O Ministério diz que os dados coletados servirão de base para estimar o percentual de brasileiros infectados, avaliar os sintomas mais comumente relatados, estimar recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia e permitir o desenho de estratégias para abrandar as medidas de isolamento social.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *