Natal deu mais um passo no avanço da imunização contra a Covid-19. A capital potiguar iniciou nesse domingo (16) a vacinação de pessoas com comorbidades a partir de 40 anos. As pessoas com deficiência também estão incluídas neste novo grupo.

A informação só foi confirmada na noite de sábado (15) pela Secretaria Municipal de Saúde, o que pode ter contribuído para a baixa procura em alguns pontos de aplicação da vacina na manhã deste domingo.

No Shopping Via Direta, a fila de pessoas era pequena para tomar o imunizante nas primeiras horas do dia. No início da tarde, o fluxo aumentou e houve tumulto. No drive da UnP Roberto Freire, o movimento foi um pouco maior.

“Saiu a divulgação ontem (sábado) meio de surpresa. Já estava com a documentação pronta. O importante agora é se vacinar. Pela minha faixa etária, a tendência era demorar um pouco mais, mas deu certo, graças a Deus”, contou Daniel Henrique, de 41 anos, que é cardíaco.

Natal também segue aplicando a segunda dose da Coronavac nas pessoas que receberam a primeira dose até 4 de abril. Na UBS de Candelária, foi registrado um bate-boca entre os funcionários e usuários de uma família por uma discordância em relação a esta segunda dose. A idosa envolvida recebeu a primeira dose em 5 de abril, e o protocolo adotado pela SMS limitou o público para quem tomou a primeira dose até o dia 4 de abril.

Sobre a vacinação

 

A vacinação para pessoas com comorbidades a partir de 40 anos é realizada neste domingo nos drives do Via Direta, UnP Roberto Freire, Ginásio Nélio Dias e OAB em Candelária, até 16h, e nas UBS (Felipe Camarão II, Bairro Nordeste, Mãe Luiza, Rocas, Alecrim, Nova Descoberta, Rosangela Lima, Nordelândia e Vale Dourado), até 12h.

Neste novo grupo também estão incluídas as Pessoas com Deficiência com cadastro no BPC.

Para vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacinação, comprovante de residência e um dos documentos listados abaixo:

  • Laudos com descritivo OU CID da doença ou condição de saúde
  • Declarações com descritivo OU CID da doença ou condição de saúde
  • Prescrições médicas (somente as que tiverem carimbo ou cupom grampeado da farmácia da UBS ou Prosus ou Unicat ou Hiperdia)
  • Relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde
  • Cadastro no HIPERDIA, PROSUS ou UNICAT.

 

 

 

 

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *