A Petrobras reconheceu que as dificuldades financeiras atuais podem atrapalhar a continuidade do trabalho de exploração e produção no pré-sal. Em relatório enviado à agência reguladora do mercado financeiro dos Estados Unidos, a SEC, a petroleira listou os obstáculos que terá de enfrentar para cumprir as obrigações com as reservas que já tem no pré-sal e ainda com as que deverá adquirir no futuro.
A afirmação faz parte do trecho no qual a estatal elenca os riscos do seu negócio. Atualmente, a Petrobras possui reservas de pré-sal em áreas de concessão – adquiridas em leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) -, em cessões do governo e também participações em área dentro do modelo de partilha, que prevê investimento mínimo de 30% da estatal.
O formulário 20-F é obrigatório para todas as empresas de fora dos Estados Unidos que têm ações negociadas nas bolsas de valores de lá e deve ser entregue anualmente. As ações da Petrobras são negociadas por meio de ADRs – título que representa as ações de empresas de fora dos EUA. A SEC criou o documento para padronizar as informações sobre as companhias estrangeiras.
Uma das determinações do documento é elencar “fatores de risco” para investidores. Nesse trecho, a petroleira admite que poderá ter dificuldade de assumir o compromisso de investir no pré-sal. Para vencer os desafios, segundo a estatal, será preciso levantar um volume significativo de capital, de diversas fontes de financiamento.
A empresa declarou também que a limitação financeira pode prejudicar sua capacidade de pagamento aos credores no prazo, já que o fluxo de caixa das operações é atualmente insuficiente para financiar o aumento de gastos de capital planejado e as obrigações da dívida.
Além disso, afirma que qualquer novo rebaixamento da classificação de crédito pode ter consequências negativas sobre a capacidade de obter financiamentos ou refletir nos seus custos. “Um novo rebaixamento do rating de crédito da companhia pode resultar em um mercado menos líquido”, diz um trecho.