A Polícia Federal, em ação conjunta com a Interpol, prendeu hoje (26) um cidadão italiano, líder de uma máfia, em Recife (PE). Pasquale Scotti, de 56 anos, foi condenado à prisão perpétua pela justiça italiana, contudo era considerado foragido desde 1986.
O foragido teve sua prisão decretada pela justiça italiana em 1991, após condenação pela prática dos crimes de porte ilegal de armas de fogos, resistência, extorsão e mais de vinte homicídios, crimes cometidos entre 1980 e 1983. Os integrantes da máfia usavam de armas de fogo, intimidação e ameaça.
A comparação das digitais possibilitou à Interpol no Brasil identificar que o foragido utilizava falsa identidade no Brasil, onde possuía, inclusive, cadastro de pessoa física e título de eleitor obtidos ilegalmente e se apresentava como empresário na cidade de Recife.
A prisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal em menos de 24h após o pedido formal na INTERPOL pela prisão do italiano. Com a prisão, as autoridades italianas darão início ao processo de sua extradição para a Itália.