Um piloto de parapente caiu de uma altura de cerca de 20 metros enquanto fazia um voo próximo à Serra da Tapuia, no município de Sítio Novo, a 108 quilômetros de Natal. O acidente aconteceu por volta das 10 horas deste domingo (22). A identidade do piloto não foi divulgada.
Segundo a equipe de saúde do Hospital de Sítio Novo, o piloto sofreu um corte na altura do punho direito, mas estava consciente e orientado quando foi resgatado. O resgate aconteceu no fim da manhã em uma área de mata, nas imediações da ladeira da Inês, na zona rural do município.
Policiais militares do 15º Batalhão ajudaram os socorristas a chegar ao local do acidente, considerado de difícil acesso por ser em uma encosta íngreme e com arbustos, vegetação típica da caatinga.
De acordo com o técnico em enfermagem Fernando Antônio, que socorreu a vítima, o piloto é um homem que aparenta ter por volta dos 40 anos. “Ele estava bem, na medida do possível. Conversou com a equipe e reclamava de dores no quadril e nas costas. Por isso, tivemos que imobilizá-lo”, relatou por telefone.
A vítima foi estabilizada, colocada em uma maca e transportada em meio à mata e ao terreno irregular com a ajuda de moradores da região até a Estrada Turística, que dá acesso à Serra da Tapuia. De lá, o piloto foi levado para uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que o conduziu para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, onde passaria por exames para identificar possível fraturas ou lesões. Não havia nenhuma fratura externa aparente, segundo a equipe de saúde do Hospital de Sítio Novo.
Pelo menos outros dois pilotos de parapente acompanhavam o piloto que se acidentou. A Serra da Tapuia, em Sítio Novo, é usada comumente para a prática de voos livres.
Fonte: G1RN