Marcus Want comemorou primeiro voo no Brasil  — Foto: Saab/ Divulgação
Marcus Want comemorou primeiro voo no Brasil — Foto: Saab/ Divulgação

O sueco Marcus Wandt, responsável pelo primeiro voo dos novos caças da Força Aérea Brasileira (FAB), em 2020, foi convocado para integrar uma viagem como astronauta ao espaço. Na ocasião, a aeronave saiu de Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina.

O caça Gripen da FAB decolou do aeroporto ministro Victor Konder, em setembro de 2020, em direção ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Wandt é piloto-chefe de testes do caça Gripen na empresa Saab, que divulgou a novidade nas redes sociais. Agora, ele representará a Suécia em uma missão para a Estação Espacial Internacional.

O Gripen foi o primeiro F-39E das 36 unidades que tiveram a compra anunciada em 2013. A duração do primeiro voo foi de 50 minutos. O caça saiu de Navegantes 14h17 e pousou às 15h07 em São Paulo, segundo a Força Aérea Brasileira.

As aeronaves têm chegado ao Brasil de navio, e são desembarcados na Portonave, em Navegantes. De lá, são rebocados até o aeroporto e recebem os últimos retoques antes de decolarem.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *