Mais de 26 mil espécies de animais e plantas correm o risco de desaparecer. Segundo levantamento feita pela IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza, hoje são quase 100 mil espécies na Lista Vermelha, isto é, em risco de extinção. Uma delas é o tigre, animal do qual o artista canadense Nick Sider tem fascinação desde criança. Suas pinturas hiperrealistas, são mais do que obras de arte, mas uma maneira de mostrar ao público que, a responsabilidade em proteger a vida selvagem é nossa.
Em sua série ele presta homenagem a outros animais selvagens também. Ricos em detalhes, a impressão que temos é que estes animais podem ganhar vida a qualquer momento e pular de suas telas. “Meu momento favorito durante a pintura é quando um assunto na minha tela começa a ganhar vida”, confidencia o talentoso artista.
Autodidata, Sider vive na cidade de Nova York e, recentemente, ganhou reconhecimento internacional por suas pinturas meticulosamente renderizadas em tinta acrílica. Ele pinta outros assuntos – incluindo retratos de pessoas, mas suas pinturas de animais são particularmente atraentes. De tigres e leões a cavalos e ursos, cada peça captura a beleza deslumbrante e a ferocidade selvagem dessas criaturas incríveis em todos os detalhes.
Percorrer o seu trabalho é praticamente viajar para um outro mundo, onde pessoas e animais convivem em harmonia, e ninguém representa uma ameaça a ninguem. Apesar da beleza indiscutível de sua arte, a mensagem é clara: a natureza precisa de nós!
Fonte: Hypeness.com