Um encontro entre o secretário de estado do Turismo, Renato Fernandes, e o titular da pasta municipal do Turismo de Tibau do Sul, Jean Claude, deu início ao planejamento de marketing para venda do destino de Pipa. Na manhã de ontem, os dois secretários traçaram planos e sugeriram ideias para construção do calendário de eventos da praia. Entre eles, a criação do Festival de Pipas da “Vila dos Ventos”, aproveitando o nome do local fictício exibido na nova novela global, Flor do Caribe.

 No calendário de eventos já estão incluídos o Festival Gastronômico (entre 4 e 12 de outubro) e o Fest Bossa & Jazz (22 a 24 de agosto). O objetivo é incrementar com a definição da quinta edição do Festival Literário da Pipa (Flipipa), em setembro; e com a criação do Festival de Pipas e também o Festival do Camarão, promovido durante o lançamento do Projeto Rota 101, no mês de julho. “Nosso intuito é atrair turistas a Pipa e Tibau do Sul durante a baixa e a alta estação”, comentou Renato Fernandes.

 A montagem deste calendário será um dos motes para promoção dos dois destinos, além de material de divulgação enfocando o potencial turístico formado pelo conjunto das belezas naturais, da gastronomia, da rede hoteleira e de seu artesanato. “Tudo isso calcado no desenvolvimento sustentável da praia. Não basta atrairmos turista; temos que estar preparado para recebê-los”. Jean Claude também ressaltou a recente conquista da volta dos cruzeiros marítimos ao Porto de Natal. “Isso vai ajudar muito a gente”.

 Novas reuniões ainda irão acontecer para conclusão do planejamento, início de implantação do projeto e ainda para inserção do município de Tibau do Sul no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Copa, com vistas à capacitação de pessoal para receber os turistas que vêm assistir aos jogos da Copa da Fifa 2014. Pipa é uma das 18 cidades contempladas com os cursos do Programa, coordenado, no Rio Grande do Norte, pela Secretaria Estadual do Turismo.

 

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