SOARES JUNIOR

 Francisco Soares de Lima Junior

Encontra-se em andamento a elaboração do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Rio Grande do Norte, mais uma ação com o apoio do Programa RN Sustentável, financiado pelo Banco Mundial. Isso significa um grande avanço para o setor, na medida em que se busca conhecer quais os principais mercados interessados em nossos produtos turísticos, o que facilitará a formatação dos processos de vendas mais adequados, traduzindo em racionalização de ações de promoção e foco nos potenciais clientes.

A realização de um Seminário previsto para o dia 21 de julho com a participação das entidades envolvidas com o turismo deverá enriquecer mais o trabalho e ao mesmo tempo mostrar o processo de andamento do referido Plano.

O turismo é uma das poucas atividades econômicas que ainda estão com boas perspectivas de crescimento apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela economia nacional, por conta de alguns fatores como a alta do Dólar em relação ao Real, o que está permitindo o brasileiro desistir de viagens internacionais e optar pelos destinos nacionais.

O atual Governo do Estado ao entender que a atividade turística é realmente uma alternativa importante como saída para melhoria da economia tem tomado algumas importantes decisões que beneficiam o setor, e os resultados virão em breve na forma de ampliação do volume do fluxo turístico e conseqüentemente na melhoria da arrecadação de impostos, permitindo aliviar as condições financeiras difíceis enfrentadas nesses primeiros meses de administração.

O Plano Estratégico de Marketing será mais um instrumento para os gestores do setor que certamente terá condições de levar adiante as ações propostas, seja pela maior disponibilidade de recursos públicos, através da ativação do Fundo Estadual de Turismo, previsto na Lei Geral de Turismo do Estado, sancionada no inicio de 2015, a qual prevê de onde os recursos serão aportados e em que poderão ser investidos, permitindo que a SETUR possa executar as ações de sua responsabilidade.

A título de curiosidade é interessante ressaltar que nos destinos turísticos mais avançados, a gestão do turismo é de responsabilidade do setor privado. O melhor exemplo é a França, onde desde 1987 foi criada a Maison de La France que trata de um grupo constituído como órgão independente da Secretaria de Estado de Turismo, resultado da fusão de cinco entidades que se dedicavam a promoção e organização do turismo, como fazem no Brasil as entidades como ABIH, Convention Bureau, etc.. A Maison de La France congrega sob a autoridade ministerial os mais destacados agentes turísticos do país, envolvendo todas as regiões, cidades e empresas privadas.

A idéia de passar a gestão do turismo para quem opera no dia a dia começou na realidade em 1901, com a criação do Office de Tourisme et des Congrès de Paris, constituído a partir da iniciativa do Conselho da Cidade e da Câmara de Comercio, entendendo que a atividade turística é um setor desenvolvido principalmente pelos entes privados. A relação entre o público e o privado é transparente e respaldado pela pro atividade das entidades envolvidas, todas visando o desenvolvimento da atividade.

Em vários países, em varias cidades, as entidades que fazem a gestão do turismo são privadas, como os Conventions Bureau que existe em quase todos os principais destinos, sempre orientados pelos Conselhos formados pelas entidades que representam os diversos grupos que atuam no setor.

É uma evolução que depende muito da capacidade de envolvimento das entidades e da confiança na sua capacidade de gestão por parte dos governantes, sendo um processo de construção lento e gradual e depende muito da abertura democrática da região e da transparência adotada e exigida pela população.

Passo a passo o Rio Grande do Norte está construindo o caminho para a consolidação da atividade turística como um dos mais importantes motores do desenvolvimento e o exercício democrático criado através do Conselho Estadual de Turismo – CONETUR, que congrega todas as entidades que atuam no setor, tem sido um exemplo de construção de uma convivência saudável entre os setores público e privado, indicando que estamos no caminho certo.

O Plano Estratégico de Marketing é mais um reforço que chega no momento oportuno.

Que o Seminário seja produtivo e os resultados enriquecedores!

Francisco Soares de Lima Junior – Consultor em Turismo  

 

 

 

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