Um capitão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte será o único policial nordestino na missão de paz da ONU no Sudão. O país africano enfrenta conflitos internos e recebe auxílio de outras nações para lidar com o problema.
“Eu sempre tive esse desejo. Desde a época que eu servi ao Exército queria participar de uma missão de paz. Eu acompanhei, em 2004, alguns batalhões aqui em Natal se preparando para a missão de paz, mas não podia ir. E agora, na Polícia Militar, eu estou com essa oportunidade de ir”, conta o capitão Rafael Soares.
O oficial afirma que vai tentar levar para o Sudão as práticas de polícia comunitárias que foram empregadas em Natal. “Esse será nosso papel principal lá: unir a população à polícia local. Estou muito ansioso e orgulhoso de representar o meu estado do Rio Grande do Norte nessa missão”, complementa.
Para ser convocado, o policial passou por um processo seletivo que durou dois anos. Os protestos e conflitos no Sudão começaram desde que o governo aumentou o preço do pão e dos combustíveis. O capitão Rafael Soares embarca na tarde deste sábado (19), mas só deve chegar ao Oeste do país africano, onde inicia o trabalho, na segunda-feira (21).
Fonte: G1RN