A segurança dos profissionais taxistas e usuários deste serviço continua sendo motivo de várias barreiras policiais que tem sido realizadas pelo Comando de Policiamento Metropolitano da Polícia Militar (CPM). Iniciada no dia 19 de maio, a Operação Táxi Seguro já abordou mais de 500 táxis em Natal e Região Metropolitana. Ontem a CIPTur montou barreira na orla de Areia Preta, na zona Leste de Natal, seguindo o plano de operações do CPM. Na ocasião, cerca de 20 táxis foram abordados na ação. Paralelamente, os policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) também realizaram operações abordando este tipo de transporte e revistando os passageiros em vários bairros da zona Sul de Natal, sendo bastante elogiado pelos profissionais que atuam neste segmento. A operação denominada “Táxi Seguro” visa intensificar a fiscalização destes veículos, em barreiras itinerantes, a fim coibir ações delituosas contra este segmento. A operação será mantida e intensificada visando orientar estes profissionais e reduzir os índices de violência na capital.
Por outro lado,numa outra vertente, policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) realizaram também na noite de sábado mais uma ação da “Operação Comunidade Segura” . Desta feita ela ocorreu na zona Norte de Natal. O objetivo é reduzir os índices de violência na região por meio da presença mais ostensiva da Polícia Militar em áreas de maiores incidências criminais. A operação foi desenvolvida nas comunidades de Igapó, Conjuntos Parque dos Coqueiros, Alvorada, Planície das Mangueiras, Jardim Progresso e Vale Dourado, com patrulhamento tático e abordagens a veículos e pedestres. Os principais pontos de atenção dos policiais nesta noite foram as avenidas João Medeiros Filho, Rio Doce, Tomaz Landim, Acaraú e Itapetinga onde ocorrem barreiras com abordagem a veículos suspeitos. Ao todo a Polícia Militar abordou 133 pessoas, 74 veículos de duas rodas entre motonetas e motocicletas e 12 automóveis. Uma pessoa foi detida na Avenida Acaraú, por não obedecer a ordem de parar e apresentar sinais de embriaguez.
Já policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) conseguiram prender dois infratores identificados por Sanderson Maia Fonseca e Francisco Dantas no momento em que eles tentavam roubar um carro ontem a noite, no bairro Rosa dos Ventos, na cidade de Parnamirim. A viatura realizava um patrulhamento de rotina, quando avistaram quatro homens abordando os passageiros do carro. Ao perceberem a aproximação da Polícia Militar, os suspeitos tentaram fugir, mas os dois acabaram detidos pelos policiais. Com eles a PM recuperou quatro aparelhos celulares e um veículo Chev, de cor branca, que estavam sendo roubados. Eles foram encaminhados à Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal para o registro da ocorrência e as devidas autuações, ficando à disposição da Justiça
Por fim, policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) prenderam em Bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal, Francisco Eduardo Azevedo, de 18 anos, que estava de posse de um veículo com registro de roubo. A detenção ocorreu quando os policiais realizavam um patrulhamento de rotina e se depararam com um veículo suspeito. Na consulta da placa, foi constatado que se tratava de um carro roubado no dia 27 de maio, no Bairro Pitimbu. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal e o infrator ficou à disposição da Polícia Judiciária. O veículo foi entregue ao proprietário.