UM IRMÃO NA GALILÉIA –
A vida nos apronta algumas. Se por alguma razão superior distancia amizades, por outras circunstâncias também recria oportunidades a favor de (re)aproximações. E para melhor.
Quero me antecipar aqui numa homenagem especial aos pais, através de um amigo de tempos de escola. Estar hoje residente em Israel não me impede neste reconhecimento virtual. Melhor seria que a travessia de lá pra cá fosse real, de sorte que esse meu reconhecimento pudesse ser físico. Como nossos jogos de “times de botão” ou idas à Ilha do Retiro.
O amigo é Mário Roberto Freire de Sousa Melo. Nos tempos de escola éramos os mais novos da turma e de tão próximos nos tratávamos como irmãos. A vida depois dessa fase escolar nos separou, mesmo que residentes no Recife. De tantas voltas que o mundo deu, uma paixão lhe converteu à cultura judaica e lhe rendeu uma vida nova, com ruptura profissional, casamento e um casal de filhos. Um contexto diferente e distante, mas que não lhe fez perder os laços com a família e amigos. Além de um sentimento de amor intrínseco pelo Brasil, pelo Recife e pelo nosso Sport.
Numa noite dos meus tempos de Brasília sou redescoberto por Mário. Eis o lado bom das redes sociais, que me trouxe de volta um amigo querido. As pontes do nosso Recife se tornaram inspiradoras, pois deixaram o Brasil e Israel vizinhos. Pelo menos, para a gente.
Essa minha homenagem tem tudo a ver hoje. Mário foi agraciado e referenciado pela sua formação no CPOR Recife. E como sempre ele cita o Dr. Mário Melo, seu pai, figura ilustre do Magistrado pernambucano. Em breve, com direito a placa de uma rua, ali ao lado do Sport. Uma incisiva pública do jovem Vereador Samuel Salazar, a meu pedido.
Neste Dia dos Pais, entre tantos que me cabem todas reverências, uma saudação especial aos “Mários”.
https://www.instagram.com/p/CDozvLdh1US/?igshid=1ftw237ycctu7
Alfredo Bertini – Economista, professor e pesquisador. Ex-Presidente da Fundação Joaquim Nabuco