GENIALIDADE PERNAMBUCANA –

Em textos anteriores fiz referências a Nélson Rodrigues e Ariano Suassuna. Em comum, traços de genialidade que marcaram a Cultura brasileira. A figura de Nélson tratei como “o pernambucano mais carioca que qualquer outro”. Ariano foi o “paraibano pernambucanizado”. Em ambos, o DNA de Pernambuco presente.

Este mês de julho traz ainda outra referência de genialidade. Dessa vez, 100% de “puro sangue pernambucano”. No último dia 18 de julho, fez-se 33 anos da morte de um extraordinário polímata: Gilberto Freyre. Do seu recanto de Apipucos no Recife, conseguiu criar e projetar uma multiobra intelectual que bem traduziu os valores culturais brasileiros, sob distintas óticas científicas e em total sintonia com nossa diversidade.

A vida não me concedeu o privilegio de conhecê-lo pessoalmente. No entanto, contei com uma prerrogativa muito especial, que foi conduzir por algum tempo uma obra material pela qual Gilberto tinha um apreço enorme: a Fundação Joaquin Nabuco. Para mim uma responsabilidade dupla. Primeiro, pelo peso dos nomes de dois pernambucanos ilustres: Gilberto Freyre (por ser o fundador da instituição) e Joaquim Nabuco (por ser o símbolo da liberdade e que dava nome a instituição). Depois, pela realização de um sonho de economista, de compor diretamente o quadro da Fundação. Alcançá-lo na missão de principal dirigente foi um desafio.

Na condição institucional de efetivar a pesquisa social e econômica, a Fundação foi muito além do papel de ser uma difusora da obra de Gilberto. Para lá convergiu uma pleiade de intelectuais que contribuiu para o debate em torno das grandes questões nacionais. Desse passo inicial a Fundação ainda assumiu a competência de fazer difusão cultural e formação acadêmica. Tudo isso fruto da capacidade intelectual e visionária dessa figura genial que foi Gilberto Freyre.

Assim, como ele próprio disse certa vez: “o saber deve ser como um rio, cujas águas doces, grossas, copiosas, transbordem do indivíduo e se espraiem, estancando a sede dos outros”

Ele é maus um desses seres que fazem falta em quaisquer cenários da vida nacional.

Salve, salve Gilberto Freyre!

https://www.instagram.com/p/CDBy8UQgeIE/?igshid=ulx4fu0stqzv

 

 

 

Alfredo Bertini – Economista, professor e pesquisador. Ex-Presidente da Fundação Joaquim Nabuco

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *