Juro que a Melhor Cotação Neste Câmbio de Texto é Ser Grato II –
Continuo hoje a seguir o mantra de que não existe exagero quando o sentimento humano exercita a gratidão. Em um ano de coluna, é sempre revigorante contar com o apoio de leitores. Registro algumas manifestações.
*Leio, gosto e recomendo a coluna de Bertini sobre os mais variados temas de interesse nacional. Informação de qualidade”. Tadeu Alencar, deputado federal, Recife(PE).
“Sou leitor da coluna de Bertini pela sua clareza e por ser cirúrgico nas palavras”. Décio Coutinho, colunista de Economia Criativa da Band News FM, Goiânia/GO.
“O melhor das quartas e sextas-feiras é ler a coluna de Bertini. Atualíssima”. Ricardo Machado, empresário, Curitiba/PR.
“A coluna de Bertini reúne economia e comunicação antenadas com o quotidiano brasileiro. Informa e analisa”.
Marcos Formiga, Professor de Economia da UnB, Brasília/DF.
“Bertini tem-se revelado um grande articulista. Gostamos tanto de ler suas opiniões aqui no RN, que resolvi trazê-las para meu blog”. Nelson Freire, editor do Blog e jornalista, Natal/RN.
“O alcance e repertório da coluna de Bertini me faz seu leitor. Excelente, sempre”. Raul Henry, deputado federal, Brasília/DF.
“A coluna de Bertini tem uma escrita leve, atual e inteligente, na maioria das vezes, com pitadas de irreverência”. Leonardo Igrejas, economista, Recife/PE.
“O conteúdo da coluna de Bertini é excelente. Um espaço de alto nível, com largo conhecimento em economia, política e áreas afins”. Áurea Lopes, economista, Recife /PE
“A coluna de Bertini é inovadora e representa um dos poucos espaços na imprensa brasileira onde temas como a cultura e a educação são tratados pela ótica econômica”. Cláudio Lins de Vasconcelos, advogado, Rio de Janeiro/RJ.
“Como jornalista, acompanho a coluna de Bertini. Admiro a clareza e consistência com as quais trata os temas”. Vera Armando, jornalista e apresentadora da Rede Pampa de Comunicação, Porto Alegre/RS.
“A coluna de Bertini tem duas virtudes capitais: 1. trata de temas atuais com a visão local e global; 2. tem profundidade sem afetações eruditas. Portanto, interessa e amplia o conhecimento do leitor para além da superficialidade. Siga nos ensinando”. Gustavo Krause, ex-ministro e ex-governador, Recife/PE
“A coluna de Bertini enriquece de conteúdos a todos que acompanham o que acontece na economia, na política e na sociedade. Sou assíduo leitor de seus textos, que se traduzem em verdadeiras aulas”. José Joaquim Pinto de Azevedo, sociólogo, Recife/PE.
“Como leitor assíduo da coluna, extraio dela uma opinião sempre inteligente, independente, e que possibilita aos leitores muitas reflexões”. Luiz Fernando Guedes, economista, São Paulo/SP.
“Nesses tempos estranhos, Bertini tem nos trazido um olhar isento, original e sempre esclarecedor”. Paulo Mendonça, executivo e ex-diretor do Canal Brasil/Globosat, Rio de Janeiro/RJ.
“Sou mais um assíduo leitor, além de admirador dos artigos de Alfredo Bertini”. Jorge Jatobá, economista, Recife/PE
“O conteúdo da coluna de Bertini está sempre sintonizado com assuntos relevantes e atuais. Ajuda a entender melhor o nosso país”. Otto Glasner Filho, administrador, Recife/PE.
“As reflexões sobre o contexto social, econômico e político, que extraio da coluna de Bertini, em muito esclarece sobre o Brasil de hoje.” Bertrand Lira, professor da UFPB, João Pessoa/PB”.
“Os textos da coluna de Bertini são cobertos de sensibilidade, equilíbrio e sensatez. Eden Vespasiano, coronel da PM, Recife/PE.
“Acompanho a coluna de Bertini e entre tantas razões, chama-me a atenção um aspecto que me é bastante caro: o uso frequente de referências literárias em analogias com episódios políticos e econômicos. Isso faz a diferença”. Roberto Azoubel, Coordenador de Literatura da SECULT, Recife/PE.
“Acompanho, com fidelidade canina, os textos que Bertini publica na Folha de PE. Mineiro que sou, compreendo o alcance de Bertini para muito além das folhas de Pernambuco. Sempre arguto, concentrado e universal, sua opinião é, para mim, uma divisa entre o original e o justo. E saibam: isso é muito difícil de se conseguir”. Afonso Borges, escritor e jornalista, Belo Horizonte/MG.
“Como professor de Economia Política e diplomata por profissão, devo dizer que raramente em nosso colunismo econômico e sociológico, tenho encontrado conteúdo de tão boa qualidade, não só para minhas aulas, como para minhas próprias reflexões sobre os problemas do Brasil”. Paulo Roberto de Almeida, diplomata e professor, Brasília/DF.
“Sou leitor assíduo das análises competentes e opiniões independentes e criativas de Bertini. Sua coluna me ajuda a compreender melhor o mundo e a nossa realidade, porque ousa sair do lugar comum e das verdades consolidadas”. Sérgio C. Buarque, economista, Recife/PE.
Alfredo Bertini – Economista e ex-secretário nacional do audiovisual e de infraestrutura do Ministério da Cultura