1- Paralimpíadas! Gabriel Bandeira, de 21 anos, conquistou na manhã desta quarta-feira no Centro Aquático de Tóquio o primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio. O nadador venceu os 100m borboleta da classe S14, que foi incluída pela primeira vez no megaevento, com a marca de 54s76, novo recorde da competição. O primeiro pódio da natação brasileira saiu com outro Gabriel, o Araújo – foi também a primeira medalha do Brasil nas Paralimpíadas da capital japonesa. O atleta mineiro de 19 anos levou a prata nos 100m costas da classe S2 com a marca de 2min02s47.
2- A potiguar Thainara Oliveira, 20 anos, foi campeã do Sul-Americano Sub-21 de vôlei de praia no último fim de semana. Ela conquistou o título ao lado da sergipana Anne Karolayne. O torneio foi disputado em Assunção, no Paraguai. De quebra, a dupla também assegurou vaga para o Mundial da categoria, previsto para setembro, em Roi Et, na Tailândia. O torneio feminino foi disputado em turno único, com as sete duplas inscritas jogando entre si, e Thainara e Anne Karolayne garantiram o título com 100% de aproveitamento e sem perder um set.
3- O jornalismo esportivo potiguar perdeu um grande nome. Morreu nesta segunda-feira, em Natal, o radialista José Jorge da Páscoa Menezes, vítima de um infarto. Ele tinha 71 anos e marcou época no rádio potiguar, muito também pela identificação com o América-RN, do qual era torcedor declarado. Seu último trabalho foi como repórter na 87 FM. José Jorge começou a carreira no rádio nos anos 1970 e passou pelas principais emissoras do Rio Grande do Norte, com destaque maior na antiga Poti. JJ, como também era chamado, ficou cego por conta de complicações da diabetes, mas nunca abandonou os microfones.
Leila de Melo – jornalista esportiva