1- O Time RN fechou o último dia de competições dos Jogos Escolares Brasileiros com duas medalhas de ouro. As equipes do Marista de Natal e do Colégio CEI Romualdo foram campeãs da Série Bronze no vôlei. As finais foram realizadas no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, nessa segunda-feira (14). No feminino, o CEI derrotou o representante do Espírito Santo por 2 sets a 0. A trajetória da equipe nos JEB’s teve como destaque as gêmeas Maria Cecília e Maria Carolina, mais conhecidas como Lila e Lola. A conquista marcou também a despedida do treinador Cláudio Araújo das quadras – vai se aposentar do voleibol no fim do ano. No masculino, o Marista superou o time do Rio Grande do Sul, também por 2 sets a 0. O grupo comandado pelo Irineu Maciel fez uma campanha de recuperação na competição nacional e teve como destaque os atletas Pedro Lucas e Rodrigo.
2- Mais uma baixa na seleção francesa! Com o corte de Christopher Nkunku, nos primeiros dias de treino da seleção, fica a pergunta, seria uma maldição? Paul Pogba foi o primeiro grande motivo de preocupação do técnico Didier Deschamps, por causa de uma contusão no joelho que o levou à sala de cirurgia logo no início da temporada. O anúncio no fim de outubro de que ele estava fora da Copa somente confirmou o que muitos já esperavam. Mas nesse momento Pogba estava longe de ser o único problema de Deschamps, que já havia perdido outro titular da campanha vitóriosa da Copa de 2018: o volante Ngolo Kanté, que operou a coxa no meio de outubro. Os problemas não pararam nem mesmo após o anúncio dos convocados. O zagueiro Presnel Kimpembe foi o primeiro cortado, segunda-feira, por causa de uma lesão no tendão de Aquiles. Já são três campeões mundiais de 2018 fora (Kimpembe, Pogba e Kanté), um meia-atacante promissor (Nkunku) e um bom goleiro que poderia ser titular (Maignan). Além disso, o astro Karim Benzema chega à Copa vindo de um estiramento que o tirou das duas últimas partidas pelo Real Madrid.
3- A Copa do Mundo tem início no próximo domingo, no Catar, mas, em Natal, há uma disputa que chama atenção pelo campo de jogo: a lama. É difícil até ficar em pé. O torneio que movimenta a comunidade do Salgado, no bairro Bom Pastor, é realizado em uma área de mangue há três anos, e os horários das partidas dependem da tábua de maré. O banho de lama é inevitável para os jogadores. Só quem escapa ileso é o árbitro, que mantém até o topete intocável.
Leila de Melo – jornalista esportiva