1- O governo Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nesta segunda-feira (22) nota em que “repudia nos mais fortes termos” os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid, em jogos da liga espanhola. O comunicado é assinado de forma conjunta pelos ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte e Direitos Humanos e Cidadania. No texto, o governo pede que as “autoridades governamentais e esportivas da Espanha” tomem providências para punir os autores dos atos de racismo e evitar que eles se repitam. O governo brasileiro cita nominalmente, na nota, a Federação Internacional de Futebol (FIFA), a Federação Espanhola e a “LaLiga”, como é conhecida a primeira divisão do campeonato espanhol.
2- América perde fora de casa para o Volta Redonda por 3 a 0. Os gols foram marcados por Marcinho, Douglas Skilo e Júlio César. O Volta Redonda obteve sua primeira vitória no campeonato, saindo da zona de rebaixamento e ocupando a 16ª posição. O América ainda não conseguiu vencer na Série C, e tem apenas apenas um ponto conquistado em quatro jogos, o que o coloca na 19ª posição da tabela. O próximo desafio será contra o Náutico, fora de casa.
3- O ABC segue sem vida fácil nesta temporada. O Mais Querido somou doze jogos sem vencer (contando o W.O. contra o América). O alvinegro perdeu para o Sampaio Corrêa por 1×0, em partida válida pela sétima rodada do Brasileirão da Série B, no Estádio Castelão, em São Luís, no Maranhão.
Leila de Melo – jornalista esportiva