1- Natal, Mossoró e Currais Novos são as cidades do Rio Grande do Norte vão receber neste sábado o Festival Paralímpico, evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A iniciativa visa proporcionar a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica. As inscrições estão abertas pela internet. A programação vai das 8h às 12h. Em Natal, as atividades serão realizadas no Ginásio da UFRN; em Mossoró, o festival será no Ginásio Poliesportivo da UERN; em Currais Novos, será no Aero Clube, na Avenida Coronel José Bezerra, 299.
2- Morreu na noite dessa quinta-feira (21) a ex-jogadora Walewska Moreira de Oliveira, aos 43 anos, em São Paulo. A ex-central, campeã olímpica com a seleção de vôlei nos Jogos de Pequim, em 2008, que estava aposentada desde o fim da temporada 2021/2022, caiu do 17º andar de um prédio em São Paulo no fim da tarde da última quinta-feira. As circunstâncias do ocorrido estão sendo investigadas pela polícia.
3- A Fifa divulgou, nesta sexta-feira, a lista de indicados ao Prêmio Puskás do The Best 2023. Bia Zaneratto, pela seleção brasileira feminina, e Guilherme Madruga, pelo Botafogo-SP, são os representantes do Brasil entre os 11 concorrentes. O gol de Bia Zaneratto foi o terceiro do Brasil na goleada por 4 a 0 sobre Panamá, na Copa do Mundo Feminina. A seleção brasileira envolveu as adversárias numa bela troca de passes. Debinha tabelou com Adriana, com direito a toque de letra da camisa 11; Ary Borges recebeu por elevação na frente do gol e rolou para trás, para a atacante do Palmeiras estufar a rede. O gol de Guilherme Madruga foi de talento individual. O volante do Botafogo-SP acertou uma bicicleta de fora da área que encobriu o goleiro adversário, na vitória do time paulista sobre o Novorizontino, por 1 a 0, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Houve até campanha para que o gol fosse incluído no Prêmio Puskás.
Leila de Melo – jornalista esportiva