1- O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nessa terça-feira (03) a convocação de mais 108 atletas, 10 atletas-guia, três calheiros e dois goleiros de cinco modalidades que representarão o país nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. A competição será realizada de 17 a 26 de novembro. Mais quatro atletas potiguares foram convocados – três no atletismo e um na bocha. Jardênia Félix (T20), Thalita Simplício (T11) e Maria Clara Augusto (T47) são as representantes do atletismo. Iuri Tauan da Silva foi convocado para a equipe de bocha.
2- Fortaleza faz história, é o primeiro time nordestino a chegar as finais da Copa Sul-americana! O tricolor de aço venceu o Corinthians no jogo de volta, na Arena Castelão, na noite dessa terça-feira (03). Após o empate em 1 a 1 no jogo em São Paulo, a torcida do tricolor do Picí lotou a arena e viu seu time ser o primeiro finalista da segunda competição mais importante do continente. Os tentos da partida foram marcados por Yago Pikachu e Tinga. A final está marcada para o dia 28 de outubro no estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este, no Uruguai. O segundo finalista sairá da partida entre LDU e Defensa y Justicia.
3- A Copa do Mundo de 2030 terá um formato inédito e será disputada pela primeira vez em três continentes. As sedes principais serão os vizinhos Espanha, Portugal e Marrocos, mas o jogo de abertura será em Montevidéu, no Uruguai, como homenagem à primeira edição do Mundial, disputado em 1930. Também haverá jogos da primeira rodada na Argentina e no Paraguai. Após os primeiros jogos na América do Sul, as demais partidas do torneio serão do outro lado do Oceano Atlântico, divididos nos países europeu e no africano. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, pelo Conselho da Fifa, que, segundo comunicado da entidade, “concordou por unanimidade” que a única candidatura na briga para sediar o Mundial de 2030 seria a portuguesa, espanhola e marroquina. As três sedes principais ainda serão ratificadas no Congresso da Fifa, no ano que vem, a depender da conclusão com sucesso do processo de candidatura. A decisão de fazer os primeiros jogos na América do Sul também foi aprovada por unanimidade.
Leila de Melo – jornalista esportiva