1- O Globo FC, um dos dois representantes do Rio Grande do Norte a disputar vaga para a fase final da Série D do Campeonato Brasileiro, acabou perdendo a vaga na disputa dos pênaltis. O time de Ceará-Mirim jogou nesse sábado (28) na Arena Amazônia em Manaus contra o Fast. O placar do jogo da ida foi 2 a 1 para a equipe potiguar.
O jogo foi truncado e com maior vantagem do Fast, mas pecava no último passe. O placar só saiu do 0 a 0 no segundo tempo, quando aos 20min, em cobrança de falta ensaiada, Janeudo encontrou Régis livre na área para marcar no contrapé do goleiro. No final do jogo o Fast chegou a marcar com Régis, aos 41, mas o árbitro marcou falta de ataque. Aos 50, Filipinho ainda teve uma chance o Águia, mas chutou para fora, final de jogo 1 a 0 par ao Fast. Com o placar de ida e volta empatado em 2 a 2, a decisão foi para os pênaltis.
Todas as primeiras quatro cobranças foram convertidas por ambas as equipes, então foi a vez das cobranças alternadas até alguém errar. E eis que o goleiro do Globo, Rodrigo Carvalho, defendeu duas vezes, dando oportunidade dos batedores do Globo decidirem, mas a noite era do time amazonense. O goleiro do Fast, Alencar, pegou o último pênalti batido por Chaparral e assim garantiu a vaga do Fast para próxima fase.
Com isso o único representante do RN na briga por um acesso a série C é o América-RN.
2- Nesse domingo (27) o América-RN venceu com categoria o Galvez e garantiu sua vaga na próxima fase do mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro. O jogo da ida em Rio Branco, no Acre, terminou empatado em 1 a 1. Já o jogo da volta na Arena das Dunas, o time potiguar pode mostrar toda a sua superioridade tática e técnica diante de um fragilizado adversário, mas o primeiro tempo não foi bem assim.
O Galvez veio determinado a garantir um empate, deixou o jogo truncado e não permitiu que os meias do time alvirrubro criassem. Algumas poucas chances foram criadas no início do jogo, até que Wallace Pernambucano ser derrubado na área e Elias bater, converter e abrir o placar. O América foi para o intervalo com a vantagem de 1 gol, vantagem essa que na primeira jogada da segunda etapa foi por água abaixo, quando Daniego foi conduzindo a bola da intermediária e chutou no gol de Ewerton, deixando tudo igual.
O time alvirrubro começou a criar mais após as mexidas do técnico Paulinho Kobayashi, ele tirou Rondinelly e colocou Rodrigo Andrade; substituiu Elias por Dico e o time ganhou um novo gás e ânimo. Em bela jogada de Rodrigo Andrade, Tartá fez o dele, América 2 a 1. Em uma cobrança de Romarinho, Edimar fez o dele e ampliou, com a vitória já enacmainhada, o time acreano esmoreceu e o alvirrubro potiguar foi para cima, deu tempo de Dico fazer o quarto e nos acréscimos, em um novo pênalti, o artilheiro e melhor jogador em campo, Wallace Pernambucano fechar a conta, 5 a 1 América-RN.
O América está classificado para as quartas de finais da Série D, está a dois jogos do acesso à Série C. O adversário do time potiguar é o Floresta. Em sorteio realizado nessa segunda-feira (27) na sede da CBF, o time potiguar ficou em terceiro lugar e com isso pegará novamente como adversário o time cearense.
3- Morreu na noite desse domingo (27), em Campinas, o ex-volante e ex-treinador José Luiz Carbone, com passagem por seleção brasileira, Internacional e Botafogo quando jogador e trabalhos marcantes por Fluminense e Guarani como técnico. Ele tinha 74 anos e foi vítima de um câncer hepático descoberto no início de dezembro. O falecimento aconteceu por volta das 19h.
Leila de Melo – jornalista esportiva