1- O multicampeão paralímpico, o potiguar, Clodoalto Silva, foi convidado ontem (11) pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Rio de Janeiro, para se tornar embaixador da pasta, que é comandada por Helena Werneck na capital fluminense.
Aos 41 anos, Clodoaldo é dono de 14 medalhas na natação paralímpica, incluindo seis ouros e seis pratas, e de 19 nos Jogos Parapan-Americanos, das quais 13 são de ouro. Após se aposentar das raias depois dos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio, o ex-nadador passou a se dedicar à conscientização e a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
De acordo com o subsecretário da pasta, Daniel Bove, Clodoalto contribuirá com o desenvolvimento de projetos e políticas voltadas para pessoas com deficiência através da secretaria, que foi criada em 1920 na cidade do Rio de Janeiro e, em 2019, foi remodelada através da integração com a Subsecretaria de Inovação.
2- O ABC já deu início da montagem da sua equipe para temporada de 2021, no fim de semana, o Mais Querido do RN confirmou a permanência de três atletas. O goleiro Rafael e os zagueiros Vinicius Leandro e Helitão seguirão no clube após entendimento com a diretoria e estarão à disposição do técnico Sílvio Criciúma para os treinamentos a partir de 18 de janeiro.
3- Nesse domingo (10) o América-RN sofreu um duro golpe, não conseguiu o acesso para Série C. Sim, como já havia escrito aqui após a derrota por 2 a 0 contra o Floresta no Ceará, as mexidas táticas e escolhas do técnico Paulinho Kobayashi poderiam custar caro e custaram!
O time entrou sonolento, sem gana para reverter o placar e muito pouco criou no primeiro tempo da partida. O cenário morno foi sendo levado até em uma bola parada, Wallace Pernambucano acertou um cabeceio certeiro e diminui a desvantagem.
No início do segundo tempo o time americano seguiu criando poucas oportunidades e sua grande chance de igualar o resultado de ida, marcando o segundo gol da partida veio numa jogada individual de Elias que arrancou, cruzou para o centroavante Wallace Pernambucano dar um peixinho e cabecear, no entanto o jogador acertou a bola na trave.
O Floresta cansou no segundo tempo, era notório, mas ainda sim achou pernas pra controlar o meio de campo e anular as jogadas nas laterais. Como bom time esforçado que foi o campeonato inteiro, o Floresta conseguiu, também em um bola parada, com uma falha terrível do sistema defensivo do América, arrancar um gol de empate aos 34min. Alisson cabeceou no travessão e Núbio Flávio marcou no rebote. Depois do gol, a reação americana ficou difícil, pra não dizer impossível, e o time cearense só esperou o apito final para comemorar.
Com o jogo de ida em 2 a 0 para o Floresta e o jogo da volta em 1 a 1, o agregado da disputa ficou em 3 a 1 e o time cearense conseguiu seu acesso e ainda tem possibilidades de lutar pelo título da Série D.
Pelo futebol apresentado, pela vontade e dedicação do Floresta, o time mereceu o acesso, o América se portou muito mal nas duas partidas decisivas, somando sua quarta desclassificação na Série D e indo para o seu quinto ano na mesma.
Sinto muito pela torcida do América que abraçou o time nessa campanha e foi fundamental nessa reta final de Campeonato Brasileiro, ela terá de amargar mais um ano nesse lamacento e tristonho universo que é a Série D.
Leila de Melo – jornalista esportiva