1- Foram 15 defesas que guiaram o Brasil às Olimpíadas. Leonardo Terçariol, o Ferrugem, brilhou na vitória de virada da seleção brasileira de handebol sobre o Chile no domingo (14), selando a vaga nos Jogos de Tóquio. O goleiro de 33 anos, que em janeiro foi cortado do Mundial do Egito por ter testado positivo para covid-19, virou o herói da classificação do Brasil.
Ferrugem saiu do banco de reservas ainda no primeiro tempo, quando o Brasil perdia por seis gols do Chile, resultado que tiraria a equipe das Olimpíadas. O goleiro defendeu 15 dos 29 arremessos dos chilenos. Um aproveitamento de quase 52%, algo raro no handebol, que fez Ferrugem ser destaque nas redes sociais da Federação Internacional de Handebol.
2- Globo FC e América-RN empataram sem gols nesse domingo (14). Se faltou bola na rede no Barretão, o jogo em Ceará-Mirim teve muita confusão e terminou com quatro expulsões, sendo três do lado alvirrubro. Com o resultado, o América se manteve invicto na liderança, agora com 10 pontos. A Águia, com sete, continua na terceira posição – atrás do ABC no saldo de gols, mas o Alvinegro tem uma partida a menos.
O jogo em si foi de uma qualidade técnica muito baixa e pra completar os jogadores ainda se desentenderam num tumulto totalmente desnecessário, lamentável.
Pela tabela, o próximo jogo do América seria o clássico contra o ABC, pela quinta rodada. Mas, por causa da participação do Alvinegro na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste, este confronto deverá ser adiado, e o Alvirrubro deve encarar o Palmeira antes.
3- Nesse sábado (13), o ABC e Confiança empataram por 1 a 1, no Estádio Frasqueirão, em Natal. O resultado acabou decepcionando os dois lados nesta terceira rodada da Copa do Nordeste. O Alvinegro perdeu a chance de se igualar ao líder do Grupo B, o Fortaleza, e o Dragão queria a primeira vitória na competição, justamente na semana em que foi eliminado da Copa do Brasil.
Com o empate, o ABC segue invicto no Nordestão, mas caiu para o terceiro lugar do Grupo B, agora com cinco pontos. As duas equipes voltam a campo pela Copa do Nordeste no próximo sábado.
Leila de Melo – jornalista esportiva