1- O primeiro Clássico-Rei do ano terminou com vitória alvirrubra. A partida realizada nesse domingo (18), às 16h, na Arena das Dunas, entre os dois principais times do estado, América x ABC. Sendo bem objetiva a partida teve uma qualidade técnica mediana para baixa e o resultado foi definida nos quatro minutos finais do jogo, no primeiro ataque americano, numa bola que sobrou na área e Wallace Pernambucano não perdoou e abriu o placar.

Pronto. Agora que você já sabe quem ganhou e que não foi um partida vistosa de futebol, tenho de falar sobre as estratégias adotas pelos técnicos. Evaristo Piza foi cirúrgico, ele pois seus comandados para em cima e constantemente os adversários, o que surpreendeu as atletas abcdista que ainda estavam se organizando taticamente no campo. O América abriu e placar e seguiu na mesma toada de forte marcação e domínio do meio campo. As bolas não chegavam bem nos jogadores de frente do Mais Querido e ficava aquele “perde e ganha” no círculo central do campo.

Sílvio Criciúma que não pode conta com seu melhor jogador, Wallyson, por sorte tem tempo, uma vez que esta foi apenas a terceira partida do ABC no Campeonato Potiguar, tem tempo e jogos para buscar a classificação na fase final da competição. A equipe estava disputando outras partidas pela Copa do Brasil e Copa do Nordeste, logo não disputou a mesma quantidade de jogos do seu rival. Fora isso, o triunfo contra o Botafogo no meio de semana, deixou os torcedores animados, mas não suficiente para que este não se aborrecessem com uma derrota em um clássico. O técnico alvinegro demorou para mexer no time e quando o fez, não obteve o resultado desejado, o gol. Maycon Douglas, novamente foi o único jogador que se destacou no ataque da equipe. Sem conseguir criar, sem conseguir escapar da defesa ou mesmo acerta um chute de fora, o ABC não fez gol.

O América respira, por ora, no Campeonato Potiguar, com 13 pontos, é o segundo colocado no campeonato, apenas atrás do Globo. Já o ABC está na terceira colocação, com sete pontos e dois jogos a disputar. Num cenário regional, acho que ambas as equipes precisam e muito melhorar, se quiserem algo além de uma taça local.

2- Doze grandes clubes da Europa anunciaram nesse domingo (18) a criação de uma Superliga, em oposição ao modelo atual da Liga dos Campeões da Uefa. São eles: Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham (Inglaterra); Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid (Espanha); Inter de Milão, Juventus e Milan (Itália).Outros três participantes são aguardados para a temporada inaugural, que começará “assim que for possível” segundo comunicado divulgado para a imprensa.

Com a visão completamente monetária e ignorando absolutamente a alegria e essência do futebol, o inesperado, a surpresa e o imponderável, os clubes supracitados acima, querem se fechar como únicos detentores do poder e qualidade futebolística na Europa ao criarem a Superliga. Eu enquanto expectadora do futebol, enquanto pessoa que admiro e penso o esporte como algo que ofereça oportunidades a todos, achei a ideia desse novo campeonato de uma ganancia e arrogância tremenda.  Acredito que a UEFA deva conversar com os clubes, deva fazer novos arranjos e se reinvente para que essas doze grandes equipes revejam seus pontos para que fortaleçam ainda mais a Liga dos Campeões e não excluam ainda mais o que já é excludente nos esportes.

3- Líder do Circuito Mundial, Ítalo Ferreira reencontrou o tricampeão mundial Mick Fanning nesse domingo (18), durante a terceira fase da etapa de North Narrabeen, em Sydney, na Austrália. Eles já haviam se enfrentado na bateria de estreia, com vitória do potiguar. O australiano seguiu para a repescagem. Com a classificação para as oitavas de final do Rip Curl Narrabeen Classic, apenas dois surfistas podem tirar a lycra amarela de Ítalo Ferreira nesta terceira etapa do ano. Gabriel Medina briga fase a fase e a liderança do ranking pode ser decidida até na final em Sydney. O outro concorrente é o ex-líder John John Florence, mas o havaiano precisa vencer o campeonato para superar os 19.405 pontos que o potiguar garantiu no ranking.

 

 

 

 

Leila de Melo – Jornalista esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *