OS BENEFÍCIOS DO CHAMPANHE PARA A SAÚDE –
Vamos levantar nossas taças fazer um brinde aos borbulhantes benefícios do champanhe à nossa saúde! É isso mesmo: Além de muito saborosa, essa bebida faz bem! Estudos mostram que o champanhe e outros tipos de espumantes são bons para o coração, à pele e muito mais. Estudos mostram que tomar uma taça de champanhe uma vez por semana é suficiente para aproveitar seus benefícios. Mas atenção: assim como qualquer outra bebida alcoólica, consuma com moderação, ou senão você não poderá usufruir dessas vantagens.
1. Melhora a sua pele
O dióxido de carbono da bebida ajuda a fortalecer a pele, além dos polifenóis (produto químico natural das plantas com propriedades antioxidantes), que ajuda a combater vermelhidão. Para usufruir ainda mais desse benefício, faça o seguinte preparo: misture 1 xícara de leite em pó e 1/2 xícara de sal de Epsom em uma tigela. Então, coloque uma ou mais xícaras de qualquer vinho espumante (não precisa ser daqueles caros!) e 1 colher de mel. Aqueça no micro-ondas por 30 segundos. Mexa bem e coloque a mistura na banheira. Caso não tenha banheira, passe a mistura na sua pele durante o banho e depois enxágue. Para mais benefícios, adicione algumas pétalas de rosa, que ajudam a hidratar e tonificar a pele. E, para melhorar ainda mais o humor, que tal usufruir de uma tacinha enquanto toma o seu banho de banheira, ou após esse banho relaxante?
2. Melhora o seu humor
Se você está sentindo-se mal humorado, o champanhe pode melhorar o seu humor. Foram encontrados na bebida traços de elementos naturais que melhoram o seu humor, quando consumida com moderação. O sabor do espumante combina muito bem com peixes e frutos do mar, grande parte deles ricos em ômega 3, como salmão e cavalinha, aumentando ainda mais a sua sensação de bem-estar.
3. Escolha o champanhe se está controlando o peso
As bebidas alcoólicas têm calorias, por isso é bom controlá-las. Caso esteja de dieta e esteja com vontade de usufruir de uma bebida saborosa, o champanhe é uma boa opção. Uma taça pequena contém apenas 78 calorias, muito menos se comparada a outras bebidas, como cerveja e até mesmo vinho tinto.
4. Melhora a memória
Um estudo realizado em 2013 pela Universidade de Reading, no Reino Unido, mostrou que tomar três taças de champanhe por semana pode ajudar na prevenção de perda de memória, além de proteger o cérebro contra doenças como demência e Alzheimer. Foi descoberto que as uvas utilizadas no processo de fabricação da bebida (os tipos Pinot Noire Pinot Meunier) têm altos níveis de compostos fenólicos (um composto cristalino sólido e aromático) que ajuda a modular os sinais do hipocampo e do córtex, que são partes do cérebro associadas à memória e aprendizado.
Ainda de acordo com o estudo, o champanhe ajuda a restaurar o número de proteínas a números normais, mas até agora o experimento foi feito apenas em animais.
5. Faz bem ao coração
Assim como o vinho tinto, o champanhe também beneficia a saúde do coração. Isso se explica porque a bebida é feita não somente de uvas brancas, mas também das vermelhas, que contêm um nível muito maior de resveratrol – um importante antioxidante que previne contra danos nas veias sanguíneas, reduz o colesterol ruim e evita a formação de coágulos sanguíneos.
6. Diminui a pressão
Os antioxidantes encontrados na bebida protegem o coração, como vimos anteriormente, pois diminui e ajuda a remover o volume de ácido nítrico do sangue, e isso consequentemente diminui a pressão sanguínea. De fato, segundo um estudo publicado na Revista Britânica de Nutrição (British Journal of Nutrition), quando dois grupos de pessoas tomaram champanhe ou outra bebida alcoólica, somente os consumidores do espumante conseguiram diminuir e remover o ácido nítrico do organismo.