O bloqueio de tela é uma das medidas de segurança mais importantes em smartphones. Sem bloqueio, qualquer contato breve com o aparelho é suficiente para instalar um programa espião — Foto: Altieres Rohr/G1
O bloqueio de tela é uma das medidas de segurança mais importantes em smartphones. Sem bloqueio, qualquer contato breve com o aparelho é suficiente para instalar um programa espião — Foto: Altieres Rohr/G1

As notificações exibidas por aplicativos ajudam a encontrar informações úteis rapidamente, mas também podem permitir que elas sejam acessadas de forma indevida.

Em roubos de celulares, por exemplo, assaltantes podem aproveitar até o que aparece enquanto a tela do aparelho está bloqueada.

Por meio de um alerta do aplicativo de e-mail, de SMS ou do WhatsApp, por exemplo, criminosos podem obter códigos de validação enviados por serviços para acessar suas contas de e-mail, redes socais e outros aplicativos.

O gerente regional de conta da Trend Micro, Yuri Souza, explica que muitos assaltantes aproveitam uma facilidade do iPhone e do Android para conseguir dados privados.

“O SMS e o e-mail são muitas vezes usados no envio de uma chave de autenticação para o usuário”, afirma. “É dessa forma que eles conseguem, mesmo com a tela bloqueada, burlar um sistema de autenticação ou pegar uma chave de acesso”.

Em algumas situações, caso você tente redefinir sua senha, a empresa envia um link, que também pode ficar visível nas notificações. A partir do endereço, é possível acessar a página e criar uma senha nova.

Alguns serviços utilizam códigos por SMS para liberar acesso a uma conta. Além disso, mensagens enviadas no WhatsApp também podem incluir informações sensíveis. Por isso, especialistas recomendam limitar o conteúdo exibido nas notificações enquanto a tela do celular está bloqueada.

Como limitar conteúdo de notificações na tela de bloqueio

 

iOS (iPhone)

Para ocultar informações ou desativar as notificações na tela de bloqueio do iPhone, siga estes passos:

  1. Em “Ajustes”, toque em “Notificações”;
  2. Selecione o item “Pré-visualizações”;
  3. Para evitar que o conteúdo apareça na tela de bloqueio, escolha exibir apenas “Quando Desbloqueado” ou “Nunca”.

Android

O sistema do Google pode apresentar pequenas variações para limitar alertas na tela de bloqueio. Isso porque cada fabricante de celular pode usar uma interface própria.

Confira o passo a passo para um modelo da Samsung:

  1. Em “Configurações”, selecione “Tela de bloqueio”;
  2. No item “Notificações”, toque no canto esquerdo da opção;
  3. Ative a opção “Ocultar conteúdo”.

 

No caso da Motorola, o procedimento deve exigir as seguintes etapas:

  1. Em “Configurar”, toque em “Segurança e localização”;
  2. Escolha a opção “Preferências da tela de bloqueio”;
  3. Em seguida, selecione “Na tela de bloqueio”;
  4. Mude para “Ocultar conteúdo confidencial” ou “Não mostrar notificações”.

Configuração para cada aplicativo

No iOS, ao acessar os “Ajustes” e selecionar “Notificações”, também é possível definir quais aplicativos podem exibir notificações na tela de bloqueio. A opção permite esconder alertas de WhatsApp e apps de banco, por exemplo.

O Android também oferece o recurso, mas o local em que ele pode ser acessado varia de acordo com a fabricante. Em alguns modelos, é possível encontrá-lo ao acessar “Configurações” e abrir a página de “Notificações”.

 

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *