O Embaixador, romancista, ensaísta e professor, João Almino tomou posse na Cadeira 22 da ABL, na última sexta-feira (28). Láurea festejada entre os escritores que admiram o talento e a obra ficcional de Almino, nascido em Mossoró, na terra potiguar. Almino possui também escritos de história e filosofia política, que são referência para os estudiosos dos sistemas políticos e da democracia.
No rol de livros que compõe a sua produção literária há seis romances tão aclamados quanto estudados. Recebeu o Prêmio Casa de Las Americas de 2003. Obteve o doutorado em Paris, orientado pelo filósofo Claude Lefort. Ministrou aulas na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM), UnB, Instituto Rio Branco, Universidade de Berkeley, Universidade de Stanford e Universidade de Chicago.
Na recente Feira do Livro de Brasília, João Almino contou da resistência de Mossoró ao ataque de Lampião de 1927, tendo o seu pai, Almino de Sousa, empunhado um bacamarte na defensiva, em meio a intensa troca de tiros. Há uma foto de seu pai no Memorial da Resistência de Mossoró, eternizando o feito. Parte de sua obra está traduzida para o inglês, o francês, o espanhol e o italiano, entre outras línguas. Nós que fazemos o Blog Ponto de Vista parabenizamos João Almino e a ABL.