Com o tema “leve o que quiser ou nada, pegue o que quiser ou nada”, a Feira Grátis da Gratidão chega à sua segunda edição neste sábado (8) na Praça dos Eucaliptos, na Zona Sul de Natal. O evento começa às 13h com a proposta de estimular o desapego de objetos, principalmente àqueles que estão em desuso e que podem ser úteis para outras pessoas.
A primeira edição da feira aconteceu no dia 11 de julho, também na Praça dos Eucaliptos. Inspirada nas “Las Gratiferias” argentinas, a Feira Grátis da Gratidão é popularizada no mundo e, no Brasil, acontece em diversas cidades, como Rio de Janeiro(RJ) , São Paulo(SP), Belo Horizonte(MG), Vitória(ES), Brasília(DF), Salvador(BA), São Luís (MA) e Goiânia(GO).
Segundo a organização, nada tem preço na feira. Os participantes doam o que sobra, sem necessariamente levar algo no lugar. A proposta é promover uma vivência baseada na gentileza, no respeito e no amor. Antes de ser um espaço de desapego material, a feira é um espaço de convivência.
As doações são feitas de forma material e imaterial. A forma material é o que dá corpo ao movimento. Podem ser roupas, sapatos, livros, CD’s, vinis. A doação imaterial é o coração da feira: é o tempo doado, um abraço apertado, um bate papo descontraído, um conhecimento compartilhado, uma troca de sorrisos ou uma intervenção musical.
A feira geralmente acontece em espaços públicos, como parques e praças e é organizada pela internet e através de colaboradores. A moeda de troca é a abundância e disposição para um mundo melhor. Por trás de todo movimento, há pessoas que disponibilizam sua energia e força de trabalho para a feira acontecer e se multiplicar.
Saiba como aproveitar bem a feira:
1 – Interaja com outras pessoas, converse, conheça gente nova, aproveite o que o espaço e as pessoas têm a nos oferecer, aproveite cada roda de conversa, abrace, brinque, sorria com os olhos, o corpo e o coração!
2 – Ajude a feira, ela é feita de modo horizontal, de todos para todos. Os organizadores convocam o evento, mas quem faz a feira são você. Cada um dos participantes é parte vital dessa vivência.
3 – Seja gentil. Viu uma pessoa pegando algo que você se interessou? Não critique, pense que aquilo de repente pode ter mais serventia pra ela do que pra ti. Desapegue-se.
Olhe para seu lado, pense se aquele bem teria serventia real pra você ou se essa pessoa do seu lado poderia precisar ou querer mais.
4 – Organize o número de participantes é bem maior do que o de organizadores e os mesmos não dão conta de arrumar todos os desapegos. Como a feira é feita por todos, então fica aquela regrinha: Desdobrou? Dobre de novo. Tirou do lugar? Coloque de volta. Com atitudes simples todos teremos uma experiência única.
É proibida a comercialização de produtos no local e não haverá estrutura de alimentação. A intenção é que as pessoas façam piqueniques no espaço e levem sacos para recolher o lixo.
Serviço:
2ª FEIRA GRÁTIS DA GRATIDÃO
QUANDO? Dia 8/8
ONDE Praça dos Eucaliptos, Candelária
HORÁRIO? das 13h às 17h30