O prazo para pagamento da guia do eSocial, relacionado aos encargos devidos ao empregador doméstico, termina nesta segunda-feira (30). O recolhimento é feito por meio do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), que refere-se ao regime unificado de pagamento de tributos, contribuições, FGTS e demais encargos devidos pelo empregador doméstico, dentro do novo regime do Simples Doméstico.
Inicialmente, o vencimento da arrecadação seria no começo do mês, em 6 de novembro, mas problemas na emissão da guia de recolhimento, no site do eSocial, levaram o governo federal a adiar a data.
Os contribuintes que conseguiram emitir a guia com vencimento em 6 de novembro, mas não fizeram o pagamento no prazo inicial, devem gerar outro documento, no Portal do eSocial, com a nova data.
Até as 17 horas de sexta-feira (27), 1.670.724 Documentos de Arrecadação do eSocial haviam sido emitidos. Segundo a Receita Federal, 1.341.553 empregadores já se cadastraram no sistema e estes registraram 1.500.586 vínculos de emprego com empregados. – alguns empregadores contratam mais de um empregado. De acordo com a Receita Federal, até o momento, mais de 600 mil Documentos de Arrecadação do eSocial foram gerados.
Em caso de dúvidas sobre o cadastramento e geração do DAE, o empregador doméstico poderá consultar o Manual do eSocial para o Empregador Doméstico.