O prefeito de Natal, Álvaro Dias, assinou na tarde dessa segunda-feira (28) convênio com o Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal para retomada da construção do túnel de macrodrenagem no entorno da Arena das Dunas e Zona Oeste da capital, acabando definitivamente com 33 pontos críticos de alagamento na região. “Essa é uma obra de grande importância para a nossa cidade e depois de concluída irá encerrar os transtornos causados com alagamentos durante o período de chuva”, destacou o prefeito.
A assinatura aconteceu durante solenidade com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. “Recebi o prefeito Álvaro Dias em meu gabinete, em Brasília, e em menos de 30 dias estou aqui em Natal para assinar o contrato que permitirá o retorno e conclusão dessa obra tão importante para o município”, disse o ministro.
De acordo com Tereza Cristina, secretária adjunta de planejamento da Secretaria de Obras de Natal (SEMOV), com a assinatura do convênio no valor de quase R$ 22 milhões, a obra será retomada assim que o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente) liberar a licença pendente no órgão estadual. “Já realizamos todos os estudos, o projeto já foi aprovado pela Caixa e agora só dependemos dessa licença que atualmente está parada no Idema, assim que tivermos essa licença a obra será retomada”, frisou.
A obra que atualmente está com 80% do seu cronograma executado, teve suas obras paralisadas após problemas técnicos terem sido observados durante a realização dos trabalhos.
Com a conclusão da obra, o túnel de macrodrenagem vai interligar o sistema de drenagem das águas pluviais entre as zonas Sul e Oeste da capital potiguar, com objetivo de eliminar as enchentes dos bairros de Lagoa Nova, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado, Candelária, Bom Pastor, Cidade da Esperança e Nazaré.
A solenidade aconteceu no auditório da Governadoria e contou com a presença do governador Robinson Faria, dos deputados federais Antônio Jácome, Felipe Maia e Fábio Faria, Isabel Vale, superintendente da Caixa, do secretário de Governo Kléber Fernandes, além de outras autoridades.