Será retomada em agosto a construção do túnel de macrodrenagem da Arena das Dunas, em Natal. O anúncio foi feito pelo prefeito Carlos Eduardo Alves ontem (22). A obra, que fazia parte dos projetos planejados para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, foi paralisada por causa de problemas técnicos identificados durante o serviço.
Natal sediou quatro jogos da primeira fase da competição. Três anos depois, o cronograma do túnel está 80% executado, de acordo com a Prefeitura.
A obra foi iniciada e paralisada por causa de problemas na estrutura, que ameaçava desabar. Nesse processo, a empresa responsável pela construção desistiu do contrato.
Técnicos da secretaria municipal de Obras Públicas, da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades estavam em busca de solução para retomada dos serviços. Isso ocorreu na última semana, de acordo com o prefeito Carlos Eduardo.
A construção do túnel de macrodrenagem deverá custar R$ 194 milhões. Os recursos são viabilizados por meio de um convênio com a Caixa Econômica Federal, através do programa do governo federal Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.
A estrutura interliga o sistema de drenagem das águas pluviais entre as zonas Sul e Oeste da capital potiguar, com objetivo de eliminar as enchentes dos bairros de Lagoa Nova, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado, Candelária, Bom Pastor, Cidade da Esperança e Nazaré.
Pelo menos 23 pontos críticos de alagamentos da cidade serão resolvidos, segundo o município.