A Prefeitura de Natal abriu uma consulta pública à população sobre o Plano de Gestão Integrada da Orla da cidade.
Segundo o município, o plano é a consolidação do que foi discutido pela sociedade por meio de oficinas de planejamento ocorridas em duas etapas, em 2022. Veja aqui.
A consulta ficará aberta até o dia 15 de março e as contribuições podem ser enviadas por meio de formulário disponível (aqui).
O objetivo, segundo a prefeitura, é receber contribuições da sociedade civil organizada, iniciativa privada e população em geral nas discussões acerca das características locais, dos usos, dos problemas e das potencialidades relacionados às três Unidades de Planejamento (UPs).
As unidades de planejamento abordadas durante as oficinas foram as praias de Areia Preta, dos Artistas, do Meio e do Forte, definida como UP1, Ponta Negra e a Via Costeira (UP2) e a Redinha (UP3).
Segundo a administração municipal, o plano é um novo instrumento que vai ajudar a cidade na gestão urbana e ambiental da orla marítima, além de conciliar as políticas econômica, urbana, patrimonial e ambiental em torno da costa.
“Representantes da sociedade organizada se reuniram e trabalharam com profissionais especializados em busca de soluções para os problemas identificados, com o objetivo de evidenciar nossos potenciais em oficinas de planejamento. Cabe destacar que PGI apresentado é uma versão preliminar dessa ação e está disponível para análise dos cidadãos”, informou a prefeitura.
As oficinas foram conduzidas pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Turismo (Setur) em parceria entre o departamento de Turismo da UFRN e o Ministério do Turismo (MTur).
Fonte: G1RN