Secretaria de Tributação do Município (Semut) — Foto: Alex Régis
Secretaria de Tributação do Município (Semut) — Foto: Alex Régis

A Prefeitura de Natal liberou nessa segunda-feira (2) o acesso aos boletos para o pagamento antecipado do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025. Contribuintes sem débitos anteriores podem obter um desconto de até 16% ao realizar o pagamento em parcela única até o dia 10 de janeiro.

A medida está prevista em decreto publicado no Diário Oficial do Município no dia 29 de novembro.

Segundo o decreto, o desconto é exclusivo para contribuintes que estiverem em dia com o tributo referente a anos anteriores. Quem tiver pendências poderá regularizá-las até 8 de janeiro para acessar o benefício.

De acordo com o secretário municipal de Tributação, Ludenilson Lopes, a antecipação do pagamento visa incentivar a adimplência.

“O desconto foi planejado para oferecer uma economia significativa ao consumidor, ao mesmo tempo em que reforça a importância de manter sua regularidade. Os recursos arrecadados com o IPTU são indispensáveis ​​para garantir investimentos contínuos em serviços essenciais, como saúde, educação e infraestrutura”, afirmou o secretário.

Os carnês para o pagamento antecipado do imposto estão disponíveis no site da Semut.

Para quem optar pelo parcelamento, o imposto será dividido automaticamente em até 10 vezes, com acréscimo de 1% ao mês.

O carnê estará disponível no portal da Secretaria Municipal de Tributação (Semut) a partir de 11 de janeiro. A primeira parcela vence em 20 de fevereiro para imóveis localizados nas Zonas Sul e Leste, e em 20 de março para imóveis nas Zonas Oeste e Norte.

Carnês impressos serão enviados aos endereços cadastrados a partir de janeiro. A Prefeitura orienta os contribuintes a manterem seus dados atualizados junto à Semut para evitar atrasos na entrega.

O tributo pode ser pago via PIX, utilizando o QR Code disponível nos documentos de arrecadação, ou em terminais de autoatendimento, internet banking e canais eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, lotéricas e correspondentes bancários.

Fonte: G1RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *