A Prefeitura de Natal suspendeu temporariamente o corte de árvores na Avenida Jaguarari, em Natal, após protestos realizados por moradores, políticos e ativistas na tarde de segunda-feira (10) e também na manhã desta terça-feira (11).
O corte de árvores que ficam no canteiro central da via começou na segunda-feira (10) e surpreendeu moradores da região.
A informação sobre a suspensão dos cortes das árvores foi confirmada pelo secretário Irapoã Nóbrega, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), responsável pela retirada das árvores.
De acordo com ele, uma reunião deverá ser realizada com as secretarias responsáveis pelas obras na via, para reavaliar a necessidade de supressão da vegetação.
“A gente vai sentar com a Secretaria de Mobilidade Urbana, assim como a Secretaria de Meio Ambiente. Eles são os detentores do projeto de alargamento das calçadas e de mobilidade e acessibilidade. Vamos sentar com eles para tentar uma readequação do projeto. Caso contrário, [as árvores] serão retiradas. Se houver outra alternativa, elas permanecerão aqui”, disse.
De acordo com o secretário, a reunião deve acontecer entre esta terça (11) e quarta-feira (12) e até o fim da semana uma decisão sobre a continuidade ou não da retirada de árvores será informada.
“Tem alguns trechos que talvez dê para a gente fazer uma readequação”, considerou. Por outro lado, o secretário afirmou que se o canteiro central da via não for retirado, a obra nas calçadas deverá causar a redução de faixas para o tráfego de veículos, o que poderá impactar no trânsito.
Ele ainda defendeu que o projeto prevê a plantação de novas árvores nas calçadas que estão sendo construídas
“É um sentimento de muita tristeza para a gente que acompanhou o crescimento dessas árvores, inclusive plantei algumas como o limoeiro, pinha. E vejo, em um minuto, tudo destruído, por falta de um bom senso”, reclamou o morador Nilson Gonçalves de Azevedo.
Obra
A retiradas das árvores está no cronograma apresentado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) em uma obra de acessibilidade para a região durante a obra da trincheira no cruzamento entre as avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar. A obra também engloba a manutenção das calçadas, a partir de readequações, e o alargamento da rua. Para a transformação do trecho em mão única, o canteiro central deverá ser removido.
Fonte: G1RN