Ruas do bairro Alecrim, em Natal, serão algumas das que vão receber vagas de estacionamento rotativo.  — Foto: Canindé Soares
Ruas do bairro Alecrim, em Natal [Foto: Canindé Soares]

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal estima que vai lançar em agosto um edital de licitação para implantação de estacionamento rotativo nas ruas dos principais bairros comerciais da capital potiguar. A partir da implantação do sistema, parte dessas vias terão vagas que só poderão ser usadas por até duas horas e com pagamento de R$ 2 reais a cada 60 minutos. O projeto prevê até 4.261 disponibilizadas no novo formato.

Um edital semelhante já tinha sido lançado no dia 25 de abril, para ser licitado em 16 de maio, porém, houve pedidos de esclarecimentos e impugnações feitas pelos interessados e o pregoeiro suspendeu o documento para as devidas correções, segundo explica Marconi Spinola, diretor da Engenharia de Trânsito da pasta.

A ideia é que a empresa contratada sinalize as vagas do sistema de estacionamento rotativo, garanta a fiscalização e operar um aplicativo através do qual os motoristas poderão saber quais vagas estão desocupadas. Também por meio do aplicativo, os condutores irão pagar a taxa de estacionamento, através de créditos comprador por ele.

“Quem não tiver o aplicativo também vai poder pagar em pontos de venda que serão colocados próximos a essas vagas, e ativar a placa”, explica o diretor.

Como funciona

Na prática funcionará assim: o motorista vai ver por meio do aplicativo onde há uma vaga disponível. Ele estaciona o carro no local, e ativa a placa do veículo, que já deverá ser informada durante o cadastro. Ele pode passar até duas horas no estacionamento. Por cada hora, é cobrada uma taxa de R$ 2, porém o valor varia conforme o tempo parado.

Se o carro passar até 15 minutos estacionado, por exemplo, o motorista vai pagar o preço fixo de R$ 0,50. Acima disso, ele vai pagar proporcionalmente, independentemente da quantidade de minutos. “Se forem 32 minutos, ele vai pagar pelos 32 minutos, nenhum a mais. Vai pagar a fração do tempo que ele ficou”, justificou.

Fiscalização

Os fiscais serão contratados pela empresa vencedora, que deverá priorizar os flanelinhas que atualmente trabalham nessas áreas. Eles deverão ter garantidos todos os direitos trabalhistas. Caso ainda sobre vagas, a prioridade será dada a candidatos ao primeiro emprego.

O trabalho desses fiscais será garantir que as vagas estejam ocupadas apenas por motoristas cadastrados e pagantes. Caso a placa do carro não esteja condizente com o informado no sistema, eles deverão acionar os fiscais de trânsito da secretaria de mobilidade e o motorista será multado.

Implantação

A previsão é de que o projeto seja implantado aos poucos e em duas etapas principais. Na primeira, serão oferecidas 2.229 vagas em várias ruas do município, especialmente nos bairros Alecrim, Tirol, e Petrópolis. Outros bairros, como Ponta Negra, também deverão ter os estacionamentos rotativos. No fim do projeto, haverá até 4.261 espaços desse modelo.

“A empresa vencedora poderá avaliar a viabilidade desses e até de outros trechos em que haja demanda, até porque também deverá ser vantajoso para ela. Então não há certeza se todas as ruas previstas terão o estacionamento rotativo”, explicou Marconi. Vejas as prováveis ruas na lista no fim desta matéria.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade, se correr tudo como planejado, o projeto deve começar a ser implantado ainda em 2019. “Várias capitais e grandes cidades já contam com projeto nesse formato”, conta. Entre as citadas, Recife, Santos e outras cidades no interior de São Paulo.

Proposta do comércio

A proposta do projeto foi apresentada à Prefeitura há quatro anos, em 2015, pela Câmara de Dirigentes Logistas (CDL). De acordo com o presidente da entidade, Augusto Vaz, ela foi resultado de um estudo elaborado por uma empresa de consultoria contratada pelos empresários.

“A gente queria apresentar a melhor solução para a falta de estacionamento para as regiões de comércio da cidade. O que acontece é que muitos carros ficam estacionados o dia todo nesses locais, muitos são dos próprios comerciantes e pessoas que trabalham na região. E isso acaba com as vagas que seriam para o cliente”, ponderou. Para ele, as pessoas que precisam deixar o carro estacionado o dia todo não serão prejudicadas, porque continuará havendo vagas normais nessas regiões.

De acordo com ele, ainda não é possível estimar qual será o impacto da implantação do estacionamento rotativo para o comércio da cidade. “Nós temos pesquisas que apontam a falta de vagas e a insegurança como os principais calos que impedem que a população frequentem o comércio de rua em Natal, mas não temos como saber qual vai ser o impacto, porque não sabemos qual é a demanda reprimida”, argumentou.

Lista das possíveis ruas para instalação de estacionamento rotativo

1ª etapa

Alecrim

– Rua Dr. Luiz Dutra – da Rua Alm. Ary Parreiras até a Rua Amaro Barreto;

– Rua Presidente Bandeira – da Rua Alm. Ary Parreiras até a Rua dos Canindés;

– Rua Presidente Quaresma – da Rua Amaro Barreto até a Rua dos Canindés;

– Rua Dr. Manoel Miranda – da Rua Pres. José Bento até a Rua Pres. Bandeira;

– Rua Amaro Barreto – da Rua Pres. Bandeira até Av. Alm. Alexandrino de Alencar;

– Rua Leonel Leite – da Rua Pres. Sarmento até a Rua Pres. Bandeira;

– Avenida Coronel Estevam – da Rua Pres. Sarmento até a Av. Alm. Alexandrino de Alencar;

– Rua Pres. José Bento – da Rua Dr. Mário Negócio até a Rua Cel. Estevam;

– Rua Dr. Mário Negócio – da Rua Pres. Bandeira até a Rua Pres. José Bento;

– Rua dos Canindés – da Av. Alexandrino de Alencar até a Rua Pres. Sarmento

Cidade Alta

– Rua João Pessoa – da Rua Santo Antônio até Av. Deodoro;

– Rua Gonçalves Ledo – da Rua Heitor Carrilho até a Rua Cel. Cascudo;

– Rua Vigário Bartolomeu – da Rua Cel. Cascudo até a Rua Cel. Bezerra;

– Av. Rio Branco – da Rua Apodi até a Rua Juvino Barreto;

– Rua Princesa Isabel – da Rua Apodi até a Rua Ulisses Caldas;

– Rua Felipe Camarão – da Rua Apodi até a Rua Auta de Souza;

– Rua José de Alencar – da Rua Apodi até a Rua João Pessoa;

– Av. Deodoro – da Rua Apodi até a Rua Juvino Barreto.

Ribeira:

– Av. Duque de Caxias – da Esplanada Silva Jardim até a Rua Sachet.

Tirol

– Av. Prudente de Morais – da Rua Ceará Mirim até a Rua Mossoró;

– Av. Floriano Peixoto – da Rua Jundiaí até a Rua Mossoró;

– Rua Jundiaí – da Av. Mal. Deodoro da Fonseca até a Av. Prudente de Morais;

– Rua Mossoró – da Av. Mal. Deodoro da Fonseca até a Av. Hermes da Fonseca;

– Rua Potengi – da Rua Rodrigues Alves até a Av. Hermes da Fonseca;

Fonte: G1RN

Uma resposta

  1. Organizar é preciso. Mais uma taxa para tirar dinheiro do povo contribuinte, que paga altas taxas, IPTU, IPVA, ISA e outras mais. Um absurdo. Os buracos continuam, os alagamentos também. Pra onde tá indo nosso dinheiro arrecadado? Só Deus sabe.

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