As inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica – Edição 2016 começam nesta segunda (2/5). Podem concorrer instituições de ciência e tecnologia (ICT) nacionais e empresas brasileiras que tenham desenvolvido bens e/ou serviços inovadores para a cadeia produtiva do setor, já inseridos ou com alto potencial de inserção no mercado, e que tenham contribuído para o aumento do fornecimento local de bens e serviços na indústria do petróleo (conteúdo local). Os projetos inscritos devem ter sido financiados com pelo menos 20% de recursos da Cláusula de P,D&I que constam dos contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural.
As categorias previstas são: Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional em colaboração com empresa petrolífera; Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera; Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera. Os vencedores receberão um troféu.
A avaliação dos projetos será realizada com base em quatro critérios: Originalidade, Aplicabilidade e Funcionalidade, Contribuição Científica e Tecnológica do Projeto, Conteúdo Local do Projeto. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas a partir das 9h do dia 2 de maio de 2016 até às 18h do dia 29 de maio de 2016.