Quase todas as religiões apregoam a existência de uma vida sem um fim definitivo. Mas foi a presença de Jesus aqui na Terra que nos trouxe todos os ensinamentos sobre quem somos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos após a morte física. Ele nos fez conscientes da VIDA ETERNA – e isto faz toda a diferença na vida daquele que crê, que concebe o ser que é.
Em muitas passagens do Novo Testamento vemos referências à vida eterna, afirmando que Deus é eterno, que Cristo é eterno, que nós somos eterno. O Velho Testamento também afirma que Deus é eterno, mas, quanto ao homem, não é dado uma ênfase igual à inserida no NT. Somente com a vinda de Jesus, ficou claro o “dom da vida” que recebemos de Deus – essa aptidão que o ser humano tem de nascer, crescer e viver eternamente, em espírito e em verdade.
Como ter esta certeza? Na busca que o homem empreende para sua autorrealização (estimulado pelo espírito), na busca do seu autoencontro, sua consciência vai se abrindo e recebendo “revelações” sobre quem ele é.
No início, pensamentos lhe acorrem sem que ele saiba identificar a origem, a fonte; quadros lhe são mostrados; sonhos e “viagens” são empreendidos enquanto seu corpo dorme ou repousa (depois, até mesmo em plena vigília); ensinamentos lhe são ministrados; e, assim, ele vai se firmando numa certeza inabalável; ele passa a conhecer, naturalmente, as coisas do espírito, da vida, do reino dos céus, não mais pela imposição de um dogma, por uma fé cega, mas pela certeza que a experiência de vida lhe trás.
O homem recebe, então, o segundo sopro de vida! O primeiro, quando Deus o criou: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gênesis 2:7); o segundo, quando o Cristo, também, soprou sobre seus discípulos: “E com isso, soprou sobre eles e disse: ‘Recebam o Espírito Santo’.” (João 20:22).
O Cristo deixou tudo preparado para nós; cabe a cada um segui-Lo, encontrar-se, realizar-se, atualizar-se espiritualmente, e viver feliz eternamente, conforme é o desejo do nosso Pai Celestial.
A presença poderosa do Cristo entre nós mudou completamente o rumo da história, como nunca antes havia acontecido! E continua transformando, pois Ele é o poder que nos atrai incessantemente à Sua presença!
João Batista Soares de Lima – Componente da Arca da Aliança – Movimento Cristão